Ciência

Lua de Saturno tem oxigénio e dióxido de carbono

Foram encontradas moléculas de oxigénio e dióxido de carbono na atmosfera de uma das luas de Saturno, Reia. A descoberta deve-se à sonda Cassini, da NASA, que tem vindo a recolher dados sobre o sistema daquele planeta. Contudo, avisam os cientistas,
Versão para impressão
[Fotografia: © NASA/JPL/Space Science Institute]

Foram encontradas moléculas de oxigénio e dióxido de carbono na atmosfera de uma das luas de Saturno, Reia. A descoberta deve-se à sonda Cassini, da NASA, que tem vindo a recolher dados sobre o sistema daquele planeta. Contudo, avisam os cientistas, as quantidades encontradas não chegam para garantir a sobrevivência humana.

“Todos os dados da Cassini indicam que Reia é demasiado fria e desprovida de água líquida, necessária para que exista vida tal como a conhecemos”, explica Ben Teolis, autor principal do estudo publicado na revista Science e citado pela agência espacial norte-americana.

Esta é a primeira vez que o oxigénio é detetado diretamente na atmosfera de outro planeta. Outras duas luas de Saturno reúnem fortes possibilidades de também possuírem o mesmo gás. Prevê-se, aliás, que a sonda se aproxime de um desses sistemas, Dione, no final de 2011, para analisar a sua composição.

Para esta missão, a NASA contou com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA) e Italiana (ASI).

Consulte o comunicado oficial da NASA acerca desta descoberta clicando aqui.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório