Ciência

Lua crescente sobre o rio Tejo em destaque na NASA

A agência espacial norte-americana voltou a destacar uma foto do astro-fotografo português Miguel Claro. Desta vez, a fotografia escolhida mostra uma lua crescente imponente sobre o céu lisboeta, com o Cristo Rei e a ponte 25 de Abril em destaque.
Versão para impressão
A agência espacial norte-americana voltou a destacar uma foto do astro-fotografo português Miguel Claro. Desta vez, a  fotografia escolhida mostra uma lua crescente imponente sobre o céu lisboeta, com o Cristo Rei e a ponte 25 de Abril em destaque. 
 
O astro-fotografo explica, numa publicação divulgada nas redes sociais, que a imagem foi captada no passado dia 8 de Abril a partir do Barreiro. A fotografia foi publicada pela NASA no dia 15 de Abril como Astronomy Picture of the Day (APOD), sendo que ainda no mês passado a agência norte-americana tinha destacado outra imagem do português, obtida nos Açores.

“Na fotografia é possível ver a Lua Crescente no Perigeu (ponto mais próximo da Terra) tornando visível um forte Earthshine (suave brilho da terra que ilumina a sombra da Lua), a apenas 6º graus de distância do planeta Mercúrio, visível à direita na imagem numa das raras aparições do ano, visto encontrar-se sempre muito próximo do Sol”, diz Miguel Claro.


Todos os dias, a página da NASA Astronomy Picture of the Day destaca uma imagem ou fotografia do universo que é acompanha de uma breve explicação redigida por um astrónomo profissional.

Nesta fotografia obtida pouco depois do por-do-sol, a NASA destaca o “amplo rio Tejo e das luzes de Lisboa (…) sob o sereno céu do crepúsculo” onde se observa “um Mercúrio brilhante” acompanhado da Lua crescente. 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório