Ciência

Lourinhã vai ter maior parque jurássico do mundo

A Lourinhã está cada vez mais perto de ter o seu Parque de Dinossauros, um parque temático que deverá ser o maior do mundo deste tipo.
Versão para impressão
A Lourinhã está cada vez mais perto de ter o seu Parque de Dinossauros, um parque temático que deverá ser o maior do mundo deste tipo, depois de um novo acordo assinado este mês.
 
A construção do parque vai estar a cargo do Dinosaurierpark de Müchenhagen, que chegou a entendimento com a autarquia lourinhanense, tendo já sido estabelecidos os termos de cooperação entre as duas entidades.
 
Este “equipamento cultural, científico e de lazer”, como é definido em nota de imprensa divulgada pela Câmara Municipal, será construído sob o lema “Science is Fun” (“A Ciência é Divertida”) e seguirá a ideia do parque de dinossauros alemão uma vez que este venceu o concurso de ideias criativas para edificação do espaço português.
 
Os responsáveis germânicos disseram estar animados com a parceria, iniciada há vários anos,  e mostram-se seduzidos pelo potencial da Lourinhã. “Estamos entusiasmados, este é um local de descobertas incríveis”, afirmaram, destacando que “a questão dos dinossauros está ancorada no coração” dos habitantes locais.
 
O investimento total deverá rondar os 10 milhões de euros, incluindo a construção de edifícios e infraestruturas, a criação de percursos ao ar livre e a aquisição de conteúdos museológicos.

Museu vai misturar-se com atividades ao ar livre

 
De acordo com a Câmara Municipal da Lourinhã, o parque terá uma componente museológica importante, que vai ser aliada a “uma forte componente ao ar livre”, pretendendo-se que projete “nacional e internacionalmente o património jurássico do concelho”.
 
Este complexo jurássico acolherá a coleção atualmente exposta no Museu da Lourinhã e serão também feitos esforços para oferecer condições adequadas à investigação científica.
 
Ao ar livre, o parque vai ainda recriar cenas do período em que os dinossauros habitaram a Terra recorrendo a 250 modelos em tamanho real para transportar os visitantes numa viagem de muitos milhões de anos. 
 
A construção deverá ter início em Julho e a autarquia prevê a abertura do Parque de Dinossauros da Lourinhã para a Páscoa de 2013.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub