Ambiente

Lourinhã requalifica zonas balneares

A praia da Peralta, a Praia da Areia Branca, Aereal e Paimogo serão as praias do concelho da Lourinhã que serão alvo de novas intervenções de requalificação, no valor de 1,5 milhões de euros, de modo a tornar mais acessível estas zonas balneares cada
Versão para impressão
A praia da Peralta, a Praia da Areia Branca, Aereal e Paimogo serão as praias do concelho da Lourinhã que serão alvo de novas intervenções de requalificação, no valor de 1,5 milhões de euros, de modo a tornar mais acessível estas zonas balneares cada vez mais procuradas por turistas e surfistas nos últimos verões.

De acordo com o vereador responsável pela gestão do litoral na Câmara da Lourinhã, “a praia da Peralta vai entrar em obras depois da época balnear”. Citado pela Lusa, o vereador explica que será construído um novo apoio de praia e um passadiço pedonal de acesso à pia e melhoria no parque de estacionamento.

Até aqui considerada selvagem, a praia tem sido procurada nos últimos verões por turistas devido às condições naturais existentes e por surfistas, que há dois anos descobriram nesta praia uma onda gigante e rara.

Motivos que levaram a autarquia a querer torná-la numa praia balnear, mas para tal são necessárias infraestruturas de apoio aos banhistas.

A partir de Setembro, na Praia da areia Branca será concluída a última fase de requalificação com a demolição e reconstrução de cinco bares e a construção de outros dois novos.

No Areal, a autarquia aguarda que seja lançado concurso para a construção de um novo apoio de praia, cujas obras espera que estejam concluídas a ponto de vir a concessionar o espaço a privados antes do início da época balnear.

Deverão ainda avançar as obras de requalificação do porto artesanal de pesca, antigos viveiros e zona envolvente de Porto Dinheiro. No futuro está previsto um projeto semelhante para a praia de Porto das Barcas.

Em Paimogo, para manter durante todo o ano o circuito de visitação à praia, onde existe um forte do século XVII a autarquia propôs à ARH a construção de um novo restaurante.

Depois de estarem concluídas, “em 2012 o litoral do concelho vai estar completamente diferente”, garantiu o mesmo responsável.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub