Ambiente

Lontra encontrada na CGD da Figueira da Foz

As lontras andam com curiosidade em conhecer melhor as cidades portuguesas. Depois de um destes mamíferos ter aparecido, em Janeiro, numa esplanada do Porto, esta quarta-feira, foi a vez de uma lontra visitar a Figueira da Foz.
Versão para impressão

As lontras andam com curiosidade em conhecer melhor as cidades portuguesas. Depois de um destes mamíferos ter aparecido, em Janeiro, numa esplanada do Porto, esta quarta-feira, foi a vez de uma lontra visitar as ruas da Figueira da Foz. Entretanto, o animal foi resgatado e devolvido à natureza.

Segundo explicou ao Boas Notícias a bióloga Marisa Ferreira, coordenadora do Centro de Recuperação de Animais Marinhos, de Quiaios (Figueira da Foz), a lontra-comum terá vindo do rio Mondego, a cerca de 100 metros da cidade.

Para evitar que o animal fosse atropelado, o trânsito na baixa da cidade foi cortado durante alguns minutos. Marisa Ferreira conta que a captura propriamente dita demorou cerca de 20 minutos uma vez que, como forma de defesa, “estes animais tornam-se agressivos quando se sentem ameaçados”.

A operação de resgate contou com a participação de polícias, bombeiros e biólogos. Depois de se esconder dentro do motor de um automóvel que estava estacionado, o animal acabou por se refugiar no interior do edifício da Caixa Geral de Depósitos, onde foi apanhado.

Depois de resgatada, a lontra foi levada para o centro Quiaios. Segundo a bióloga, tratava-se de um animal relativamente jovem, do sexo masculino. Marisa Ferreira conta ainda que, depois de uma análise mais detalha, verificou-se que a lontra “estava bem de saúde à exceção de queimaduras ligeiras nas patas por se ter escondido no motor do automóvel”.

O animal esteve, assim, algumas horas em repouso no centro e, esta madrugada, foi devolvido à natureza, numa lagoa local onde vivem outras lontras.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório