Espetáculos e Exposições

Londres: Exposição de quadros pintados por animais

A capacidade de criar pode não ser exclusiva do ser humano. O Museu de Zoologia, em Londres, acaba de inaugurar uma exposição com obras de arte produzidas por chimpanzés, macacos, elefantes e outros animais.
Versão para impressão

Afinal, a capacidade de criar pode não ser exclusiva do ser humano. O Museu de Zoologia, em Londres, acaba de inaugurar uma exposição com obras de arte produzidas por chimpanzés, macacos, elefantes e outros animais. A mostra está aberta até dia 09 de Março e a entrada é livre.

Uma pintura abstrata feita por um chimpanzé (na foto) e uma natureza morta representando um vaso com uma flor, pintada por um elefante tailandês que anteriormente trabalhava na indústria da madeira, são duas das peças principais desta original exposição.

Na mostra do Museu de Zoologia da University College, em Londres, estão ainda obras de gorilas e orangotangos. Os quadros são acompanhados de documentação histórica e biológica de cada animal.

Desde os anos 50 que os zoologistas e outros especialistas da área usam a arte para explorar novas competências dos animais. Nessa época,  o chimpanzé Congo chegou mesmo a tornar-se famoso pelos seus quadros, alguns deles vendidos por milhares de dólares. Congo pintou mais de 400 obras. Picasso e Dali foram alguns dos compradores.

Os curadores da mostra Art by Animals afirmam que o objetivo é gerar discussão e debater se estas peças podem ser consideradas arte. “Será que isto é mesmo arte?”, questiona Jack Ashby, um dos responsáveis do museu, em comunicado de imprensa.

“Se a definição de um artista for alguém que cria coisas belas para o mundo, é o que esses animais estão a fazer”, disse por sua vez, à BBC, um dos curadores, Mike Tuck.

E, na verdade, se há quem considere que alguma da arte moderna parece feita por macacos, porque não aceitar a ideia contrária?

Clique AQUI para obter mais informação sobre a exposição e AQUI para ver imagens dos quadros da mostra.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório