Mundo

Londres: cidadãos organizam-se para limpar ruas

NULL
Versão para impressão
Recorrendo ao mesmo método de organização dos agitadores – as redes sociais – milhares de cidadãos ingleses estão a organizar-se para ajudar a limpar a cidade de Londres, depois dos violentos distúrbios dos últimos dias, avança a imprensa britânica.

Foram organizados grupos no Facebook e no Twitter onde se pede aos voluntários que levem sacos de lixo e vassouras para limpar as zonas da cidade atingidas pelos distúrbios.

Entretanto, segundo as últimas informações divulgadas no Facebook, a polícia informou os voluntários que, pelo menos durante as próximas horas e enquanto a situação não estiver completamente controlada, as ações de limpeza têm de ser suspensas. No entanto, os grupos não desistem e salientam que irão sair para limpar assim que as autoridades o permitirem.

Um dos grupos criado no Facebook e intitulado “Post riot clean-up: let’s help London” já tinha, pelas 12h, mais de 6,500 seguidores. Mas outros grupos foram criados, tanto no Facebook como no Twitter, onde se sucedem as mensagens de pessoas dispostas a ajudar.

Foi criado ainda o site Riot Cleanup que explica a origem dos acontecimentos e apela aos “londrinos que se preocupam” a unir-se para limpar as ruas. A página dá instruções sobre o material necessário para limpeza e os locais e horários em que decorrem as ações.

Segundo o grupo “Post riot clean-up”, na zona de Hackney, nos subúrbios de Londres, centenas de cidadãos passaram o dia a limpar, munidos de vassouras e sacos (foto).

Os grupos fornecem detalhes sobre a hora e os locais de encontro que estão programados sobretudo sobre os bairros de Camden, Ealing e Bethnall Green. Também estão previstas ações de limpeza em Birmingham.

Os violentos distúrbios causados por cidadãos civis, nos últimos três dias, na capital londrina, causaram a morte de pelo menos uma pessoa, cerca de 30 feridos (a maioria agentes da autoridade) e mais de 450 pessoas foram detidas.

[Notícia atualizada a 09/08/2011 às 14h40] 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório