Cultura

Londres: Bandeja portuguesa vendida por 127 mil euros

NULL
Versão para impressão
Foi vendida em Londres uma salva (bandeja) portuguesa do século XVI por 127 mil euros. A salva foi leiloada pela Christies's e atingiu um valor superior à estimativa base mais alta.

A peça estava nas mãos de um cidadão britânico que a comprou há alguns anos, mas toda a história do prato assim como o seu autor são desconhecidos. Foi a Christie's que identificou uma marca antiga da cidade de Lisboa na salva, a data de 1508 e ainda uma assinatura não legível do autor.

O prato pesa cerca de meio quilo e tem 26 centímetros de diâmetro. A empresa de leilões avaliou-o entre 70 mil euros e 94 mil euros, apesar do profundo desconhecimento que se tem sobre ele, disse o especialista da leiloeira Jeffrey Lassaline à Lusa.

Gravadas no prato estão as imagens, em relevo, de uma cena de caça e de animais exóticos, como unicórnios e leões, e homens selvagens sobre um fundo de folhagem e com marcas redondas feitas à mão. Vêem-se ainda no centro dois grifos debaixo de uma árvore.

A salva de prata foi um dos destaques do leilão “Séculos de Estilo”, e concorreu com outros objetos de prata, cerâmica, vidro, retratos miniatura e caixas douradas de vários países europeus.

[Notícia sugerida por Vitor Caixeiro]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório