Fitness & Bem-estar

Lojas de Saber promovem cursos livres em Coimbra

Vai inaugurar, em Coimbra, uma iniciativa inovadora de transmissão de conhecimento. As Lojas de Saber destinam-se a partilhar o vasto saber de pessoas que se encontram reformadas, a todos os cidadãos que queiram adquirir novos conhecimentos.
Versão para impressão

Vai inaugurar, em Coimbra, uma iniciativa inovadora de transmissão de conhecimento. As Lojas de Saber destinam-se a partilhar o vasto saber de pessoas que se encontram reformadas, a todos os cidadãos que queiram adquirir novos conhecimentos.

Em declarações ao Boas Notícias, o mentor da iniciativa, o professor João Pedroso de Lima, conta que a ideia surgiu quando se reformou da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. “Verifiquei que eu e os meus colegas, muitos deles professores universitários, têm conhecimentos que após a reforma são desaproveitados e isso é uma perda muito grande para a sociedade”, explica.

O professor defende que “este conhecimento é precioso e, muitas vezes, insubstituível”. João Pedroso de Lima dá mesmo o exemplo de uma sua avó “que tinha um conhecimento extraordinário a nível culinário”. ” No entanto, as suas receitas não foram transmitidas nem registadas e caíram no esquecimento, foi conhecimento que se perdeu”, recorda.

Para evitar esta perda de recursos valiosos, o professor falou com vários colegas reformados que se disponibilizaram a participar, de forma voluntária, partilhando a sua sabedoria nos cursos livres que vão ser realizados pelas Lojas de Saber. Para avançar com a iniciativa, o professor contou ainda com o apoio de Vítor Gil, diretor do Centro Ciência Viva de Coimbra, onde vão decorrer as formações.

O professor salienta ainda que os formadores não terão de ser, exclusivamente, pessoas da área académica nem pessoas com formação universitária já que há “muitos reformados competentes e com conhecimento noutras áreas de âmbito mais técnico e especializado”.

Uma sociedade mais enriquecida e sábia

Os cursos são abertos a qualquer pessoa que queira participar embora o professor aponte como alvos principais “pessoas em situação de desemprego que, assim, podem, no futuro, vir a arranjar emprego com mais qualificação”. O objetivo, sublinha, é promover uma sociedade mais enriquecida e sábia.

O primeiro curso livre das Lojas de Saber, intitulado “Os sons e a Vida”, vai decorrer a 18 de Maio, pelas 18 h, no anfiteatro do Exploratório Infante D. Henrique (Coimbra). Este curso irá abordar a audição, os ruídos e as vibrações.

Eletricidade, proteção cardiovascular, televisão e media, os efeitos secundários dos medicamentos são alguns dos temas que a Lojas de Saber tem previstos para os próximos cursos livres. As ações terão um custo simbólico de um euro e, no final, os participantes têm direito um diploma de participação.

 Clique AQUI para visitar o Facebook das Lojas de Saber e conhecer melhor a inciativa.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório