Desporto

Logótipo do Euro 2012 foi criado por portugueses

A Seleção Nacional não vai ser a única representação portuguesa no Euro 2012. Isto porque o logótipo do evento, que já correu o mundo, é de autoria lusitana.
Versão para impressão
A Seleção Nacional não vai ser a única representação portuguesa no Euro 2012. Isto porque o logótipo do evento, que já correu o mundo, é de autoria lusitana, tendo sido elaborado pela equipa da Brandia Central, uma agência nacional que, em 2009, venceu um concurso internacional para desenhar a imagem da competição.
 
O designer português Hélder Pombinho, especializado em marketing e na mudança de imagem de marcas e que já tinha tido a seu cargo o desenvolvimento e implementação da imagem do Euro 2004, que decorreu em Portugal, foi o coordenador da equipa que idealizou o “logo” e o maior responsável pela sua criação.
 
O logótipo do campeonato europeu é constituído por uma bola entre duas tulipas, uma delas com as cores da bandeira da Ucrânia (azul e amarelo) e outra com as cores da bandeira da Polónia (vermelho e branco), os dois países organizadores do campeonato.
 
A estas cores junta-se o verde, que simboliza as florestas dos dois países, o roxo e vários tons de azul e amarelo, tentando representar-se também a emoção e paixão dos jogadores e dos adeptos de futebol através de uma espécie de sensação de movimento.
 
A criação portuguesa foi acolhida com agrado pelo responsável máximo da UEFA, Michel Platini. “São duas flores que crescem e espero que a Ucrânia e Polónia cresçam com elas”, disse, à data da apresentação que ocorreu em Kiev, o presidente. 
 
Também Andriy Shevchenko, a maior figura do futebol ucraniano, elogiou o trabalho de Hélder Pombinho e dos colegas, considerando-o “muito inspirador”.
A presença lusitana no Euro 2012 alarga-se, assim, à própria imagem do evento, contribuindo para levar exemplos do talento nacional ao resto da Europa e mais além.
 
O Europeu tem início a 8 de Junho e Portugal estreia-se na prova no dia seguinte, quando irá defrontar a seleção alemã. O Grupo B, em que os portugueses estão incluídos, conta ainda com a Holanda e a Dinamarca.

[Notícia sugerida por Joana Barbosa]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub