Cultura

Livros: Português vence pela 1ª vez Prémio LeYa

NULL
Versão para impressão
“O teu rosto será o último”, o primeiro romance de João Ricardo Pedro, venceu o Prémio literário LeYa, no valor de 100 mil euros. O autor, de 38 anos e licenciado em engenharia eletrotécnica no Instituto Superior Técnico de Lisboa, decidiu escrever o livro quando ficou desempregado. A obra deverá chegar brevemente às bancas.

Ao galardão, o de maior valor pecuniário em Portugal, candidataram-se 162 romances originais de língua portuguesa, a maior parte de Portugal e do Brasil, mas também de Inglaterra, França e Itália.

João Ricardo Pedro começou a escrever o livro há dois anos, quando ficou desempregado, e disse à agência Lusa que sentiu uma “enorme alegria” quando soube da distinção do romance.

O autor – nascido em Lisboa, em 1973, e licenciado em engenharia eletrotécnica no Instituto Superior Técnico de Lisboa –, declarou ainda que o galardão “é um importante reconhecimento de um trabalho exaustivo”.

O júri do Prémio LeYa é presidido por Manuel Alegre e integra ainda os escritores Nuno Júdice e Pepetela, o professor da Faculdade de Letras de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, Lourenço do Rosário, e a crítica literária e professora da Universidade de São Paulo Rita Chaves.

Este ano o grupo de jurados integra um novo elemento, o crítico literário, escritor e jornalista brasileiro José Castello, em substituição do escritor Carlos Heitor Cony.

O Prémio LeYa foi criado em 2008 e visa distinguir um romance inédito escrito em português.

Em 2008 o romance vencedor foi “O Rastro do Jaguar”, do jornalista brasileiro Murilo Carvalho, e em 2009 “O Olho de Hertzog”, do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, ambos editados com a chancela da LeYa. No ano passado, o júri decidiu, por unanimidade, não atribuir o Prémio LeYa.

Clique AQUI para ler o comunicado da Leya.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório