Literatura

Livro: “Curso de Vinho para Verdadeiros Apreciadores”

O enólogo e crítico de vinhos João Afonso ensina-lhe, no livro "Curso de Vinho para Verdadeiros Apreciadores", todos os truques, técnicas e conhecimentos para se tornar num verdadeiro apreciador de vinho.
Versão para impressão
O enólogo e crítico de vinhos João Afonso revela, no livro “Curso de Vinho para Verdadeiros Apreciadores”, todos os truques, técnicas e conhecimentos para que qualquer pessoa se transforme num verdadeiro apreciador de vinho.
 
Depois do sucesso do seu primeiro livro, “Entender de Vinho”, o especialista traz agora um manual mais completo que permite perceber como se prova um vinho – do cheiro ao sabor, passando pela cor e pela temperatura – mas também introduzir no leitor o conhecimento das principais castas nacionais, dos seus produtores e das regiões vinícolas mundiais.
 
Este livro é uma verdadeira viagem de degustação pelos vinhos de todo o mundo, sem esquecer os vinhos nacionais e os seus principais produtores, deixa aconselhos sobre os vinhos velhos que não devem faltar nas garrafeiras, sobre o vinho que melhor combina com alguns momentos de celebração, entre outros segredos que só os especialistas conhecem.

Com este curso, terá a sua escolha facilitada na altura de comprar um bom vinho, para uma festa, um jantar ou simplesmente para ter na sua garrafeira, como um bom investimento. Um livro indispensável, para todos os que apreciam o vinho e querem saber mais sobre este fascinante mundo.
 
Sobre o autor

João Afonso nasceu em Coimbra em 1957. Durante mais de 15 anos foi primeiro bailarino do Ballet Gulbenkian. Em 1994, já com três filhos, decidiu mudar de vida e regressou a Coimbra consciente de que a qualidade de vida da cidade que o viu crescer seria mais favorável à formação e educação dos seus filhos. Neste mesmo ano ingressa no mundo da escrita sobre vinhos, tema que o apaixonava desde a adolescência.

Sensível, bom provador e com facilidade na expressão escrita inicia a colaboração com ainda jovem Revista de Vinhos. Entretanto assume as funções de diretor da Edição da Enciclopédia do Vinho da editora Salvat em Portugal – 1997/1998. A partir de 2000 alarga a sua influência junto do público consumidor com o seu Anuário de Vinhos.

Hoje, entre a vida de repórter de vinhos, júri de concursos internacionais, palestrante e pedagogo na área do vinho, vive entre Castelo Branco (onde abraça o hobby de olivicultor) e Portalegre, onde está a construir um pequeno projeto vitivinícola com crenças próprias e onde não faltará certamente o forte cunho pessoal e artístico que caracteriza este autor português.

 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub