Gastronomia

Livro: “Alimentos ao Sabor da História”

"Alimentos ao Sabor da História" permite aos seus leitores saciar a sua curiosidade com a identificação biográfica dos alimentos e reconhecer o seu percurso histórico, no qual os portugueses desempenharam um papel fundamental. A seguir propõe uma rec
Versão para impressão
“Alimentos ao Sabor da História” permite aos seus leitores saciar a sua curiosidade com a identificação biográfica dos alimentos e reconhecer o seu percurso histórico, no qual os portugueses desempenharam um papel fundamental. A seguir propõe uma receita com a sua utilização requintada e prática.

O autor, o gastrónomo Fortunato da Câmara antigo colaborador do jornal Sol, sublinha como os portugueses são os responsáveis pela divulgação e circulação de alimentos entre continentes: Europa, África, Ásia e Américas.

De salientar que “algumas obras-primas da natureza, como a beringela ou o ruibarbo, passaram incólumes em Portugal durante a época dos Descobrimentos e não deixaram rasto na matriz da cozinha tradicional portuguesa.

Felizmente a recuperação de preciosidades como a cherovia ou a salicórnia, que existem em Portugal há largas décadas, parecem estar a dar os primeiros passos para se darem a conhecer depois de terem andado perdidas cá dentro. É ao sabor destas histórias que se faz a matéria deste livro.

“Alimentos ao Sabor da História” conta a história de 55 alimentos – frutas, legumes, ervas aromáticas e especiarias – em textos curtos e cativantes que são acompanhados de uma receita.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub