Cultura

Livraria mais antiga do mundo está no Chiado

O Guiness Book of Records confirma: a livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, é a mais antiga do mundo. Inaugurado em 1732, o estabelecimento recebeu alguns dos mais influentes escritores portugueses do século XIX, que ali se reuniam pa
Versão para impressão
O Guiness Book of Records confirma: a livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, é a mais antiga do mundo. Inaugurado em 1732, o estabelecimento recebeu alguns dos mais influentes escritores portugueses do século XIX, que ali se reuniam para as suas tertúlias.

As histórias daquela livraria são, por isso, muitas. José Fontana (que se suicidou no interior da loja), Antero de Quental e Aquilino Ribeiro são algumas das figuras cujas sombras permanecem vivas no interior da Bertrand.

Na quarta-feira desenhou-se mais um capítulo: a livraria exibe desde então o atestado do Guiness Book of Records, que prova a sua relevância histórica.

À agência Lusa, Paulo Oliveira, administrador do Grupo Bertrand Círculo, proprietário do espaço, disse que a loja do Chiado irá continuar como livraria "por mais 300 anos", já que "representa um património cultural inalienável".

Mais do que uma marca comercial, a Bertrand "simboliza a relação entre o leitor e o livro, em Portugal", referiu Paulo Oliveira ao lembrar as muitas tertúlias, lançamentos de livros, colóquios e debates que constituem um tesouro de vivências culturais daquele espaço.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub