Saúde

Lista de espera oncológica abaixo dos 30 dias

Pela primeira vez em Portugal, a mediana do tempo de espera para a realização de uma cirurgia oncológica encontra-se abaixo dos 30 dias, o período considerado como recomendado pelos médicos da especialidade. Em 2009, a lista de inscritos desceu para
Versão para impressão
Pela primeira vez em Portugal, a mediana do tempo de espera para a realização de uma cirurgia oncológica encontra-se abaixo dos 30 dias, o período considerado como recomendado pelos médicos da especialidade. Em 2009, a lista de inscritos desceu para os 3515, ao passo que o número de operações subiu para mais de 40 mil.

Os dados foram revelados esta quinta-feira, num relatório apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

“É a primeira vez, em tempos agregados anuais, que a mediana de tempo de espera para doença neoplásica e cirurgia baixa para menos de um mês”, referiu Manuel Pizarro em conferência de imprensa.

Apesar de reconhecer “com humildade” que cerca de 700 doentes foram operados após os tempos recomendados, o secretário de Estado da Saúde ressalva, ainda assim, que esses números são também inferiores em relação a anos anteriores. No total, o relatório do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC) revela que o número de operações realizadas depois do tempo adequado reduziu para menos de um terço.

Consulte aqui o relatório do SIGIC para 2009.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório