Cultura

Lisbon & Estoril Film Festival arranca esta semana

NULL
Versão para impressão
Estreia esta sexta-feira mais uma edição do Lisbon & Estoril Film Festival e vai ficar por cá até dia 13 de Novembro. O evento traz a Lisboa alguns dos filmes mais esperados, assim como masterclasses, encontros com o público, concertos e exposições. Este ano há algumas novidades, como um fórum de ideias e o Simpósio Internacional que convida à reflexão sobre a revolução digital.

O filme de abertura vai ser o “Killer Joe” de William Friedkin, uma película que vai estar fora de competição e homenageia o realizador norte-americano. A sessão de abertura começa às 21h00 e dá início a dez dias de festival que juntam cinema, artes plásticas, música e literatura.

Naquela que será a sua 5ª edição, o Lisbon & Estoril Film Festival vai exibir oito filmes de Wes Anderson, num exercício de retrospetiva da sua obra. O primeiro “Tle life aquatic with Steve Zissou” será exibido no próximo dia 9 de Novembro, às 15h00.

Em memória vai estar a atriz Katerina Golubeva, protagonista de filmes como “J'ai pas sommeil”, em exibição no dia 8, às 14h30 no Cinema Monumental. No Monumental vai estar também um dos mais aguardados, “The Ides os March”, de George Clooney, exibido no dia 5, às 17h00 na categoria de Antestreias.

O festival vai inaugurar um fórum de ideias que “promete cunhar uma nova etapa na reflexão urgente e necessária sobre temáticas que diariamente tomam de assalto as indústrias culturais”, indica a organização.

O Simpósio Internacional a ser inaugurado pretende constituir-se como uma oportunidade para refletir sobre as transformações a que estamos a assistir pela revolução digital, nomeadamente “sobre as prementes questões em torno da figura do « autor » e dos seus direitos numa era em que o acesso à cultura (bem como o seu uso e consumo) se tornou cada vez mais gratuito, acessível e interativo”.

Em competição vão estar “Amnistia” de Bujar Alimani, “Oslo, Auguste 31st” de Joachin Trier, entre muitos outros.

O público é convidado a intervir, participando em masterclasses, sessões de leitura, concertos e exposições. Para o público juvenil vai estar em ação a cinemateca júnior, com workshops dedicados às crianças.

O festival vai dividir-se pelo Centro de Congressos do Estoril e pelo Casino do Estoril e por onze espaços diferentes em Lisboa, que vão desde o Cinema São Jorge até Torre de Belém.

Para ver a programação completa, clique aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório