Fitness & Bem-estar

Lisboa: Workshop ensina a fabricar papel artesanal

Nos próximos dias 27 de Outubro, 3 e 10 de Novembro, o Museu do Oriente organiza um workshop de fabrico de papel artesanal. O objetivo da iniciativa é estimular o interesse pelas potencialidades da reciclagem do papel.
Versão para impressão
Nos próximos dias 27 de Outubro, 3 e 10 de Novembro, o Museu do Oriente organiza um workshop de fabrico de papel artesanal. O objetivo da iniciativa é estimular o interesse pelas potencialidades da reciclagem do papel, sensibilizando, simultaneamente, os formandos, para as suas possibilidades plásticas, quer como arte, quer como suporte de aplicação de diferentes técnicas de desenho, impressão e pintura. 
 
Segundo o Museu do Oriente, o papel artesanal constitui um elo de ligação entre a arte e a natureza. A técnica de produção de papel artesanal foi inventada pelo chinês T'sai Lun em 105 d.C., demonstrando ser uma técnica simples, de baixo custo, acessível a todos e com diversas aplicações.

Na época, Tsai Lun fragmentou numa tina com água a ferver cascas de amoreira, pedaços de bambu, pupas usadas e cal para ajudar no desfibramento e verteu a pasta resultante em tabuleiros. Depois de seca esta pasta, nascia uma folha de papel.

 
De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, o workshop vai ser ministrado pela formadora Evelina Oliveira e surge no âmbito de uma preocupação crescente observada na atual sociedade consumista em relação aos excedentes e à preservação da Natureza.

A reciclagem surge, portanto, como uma atividade de consciencialização social, podendo, ao mesmo tempo, servir de exercício pedagógico e lúdico. O workshop destina-se a jovens (a partir dos 15 anos) e a adultos e a inscrição tem um custo de 75 euros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório