Fitness & Bem-estar

Lisboa tem Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade

A Terra dos Sonhos inaugura, dia 21 de Maio, a primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade. Dirigida a crianças e jovens com doenças crónicas, a UCIF oferece um programa que garante uma atitude mais positiva perante a vida.
Versão para impressão
Fruto de uma investigação realizada, entre 2010 e 2012, pela equipa da Terra dos Sonhos, Lisboa inaugura, dia 21 de Maio, a primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade. Dirigida a crianças e jovens com doenças crónicas, a UCIF oferece um programa que garante uma atitude mais positiva perante a vida.
 
A principal missão da Terra dos Sonhos consiste na realização de sonhos de de crianças e jovens doentes, carenciados e idosos. Com o novo serviço, a associação pretende chegar a mais pessoas e ?garantir também um bem-estar mais duradouro às crianças e aos jovens que vivem com doenças crónicas?, explica ao Boas Notícias Ana Manoel, responsável pela comunicação da Terra dos Sonhos.

A Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade vai oferecer aos seus utentes ?intervenções psicológicas e ferramentas que promovem as emoções positivas, a capacidade de superar a dor e de lidar com os problemas e a esperança de um futuro mais otimista?, lê-se no site da Terra dos Sonhos.

Assim, a UCIF pretende alcançar a ?transformação de convicções, crenças, perceções e emoções das crianças doentes e o seu meio envolvente no sentido de um bem-estar psicológico e emocional contínuo no tempo?, ajudando-as a elaborar um novo projeto de vida, independentemente da sua doença. 

Objetivo será alargar serviço à população em geral
 

Ana Manoel adianta que a UCIF conta com uma equipa de psicólogos que vai dar o acompanhamento necessários aos utentes desta inovadora unidade. Por enquanto, a UCIF vai ?trabalhar com as crianças e jovens assinalados pelos seus parceiros, mas o objetivo será disponibilizar os serviços à população em geral?, acrescenta a responsável.

A Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade fica na nova sede da Terra dos Sonhos, em frente ao hospital Egas Moniz (Rua Mécia Mouzinho de Albuquerque nº1), Lisboa.  
 
Segundo a Terra dos Sonhos, estima-se que, no mundo, aproximadamente 15 a 20% de pessoas com menos de 18 anos apresentam doenças crónicas e em estado grave, sendo que a oncologia infantil é a principal causa de mortalidade mundial entre crianças.

Estas doenças representam uma condição de risco para aparecimento de distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade, stress pós-traumático tanto nas crianças como nas suas famílias.

Clique AQUI para acompanhar, no Facebook da Associação, as novidades do novo espaço.

Notícia sugerida por Liliana Mota

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub