Sociedade

Lisboa tem nova cantina comunitária na Ameixoeira

A partir desta terça-feira, Lisboa vai receber uma nova cantina comunitária, com refeições a preços reduzidos para a população local mais carenciada da freguesia da Ameixoeira.
Versão para impressão
Lisboa tem uma nova cantina comunitária. O espaço vende refeições a preços reduzidos para a população mais carenciada da freguesia da Ameixoeira mas também vende, por um valor de 4 euros, refeições completas para o público em geral.
 
A nova cantina fica na Casa da Cultura da Ameixoeira que se encontrava desocupada desde 2006 e, agora, foi concessionada por um prazo de 6 anos.

O objetivo é garantir que “as necessidades alimentares primárias da população local sejam satisfeitas, propondo um serviço de refeições a preço reduzido”, diz a presidente da junta em comunicado divulgado no site da câmara de Lisboa. 
 

A autarca da Ameixoeira, Albertina Ferreira, explica que não se pretende “excluir ninguém do serviço da cantina, permitindo que cidadãos com outros rendimentos possam ser também clientes”.

A nova cantina vai funcionar apenas ao almoço, entre as 12h e as 14h30, pelo menos inicialmente, num modelo de 'take-away', explicou ao Boas Notícias Paula Estevam, coordenadora do espaço.

Os preços por uma refeição completa (sopa, prato, sobremesa ou fruta e pão) para as famílias mais carenciadas vão variar entre os 0,50 cêntimos e os dois euros. Para o público em geral, há um preço fixo de 4 euros por refeição.

“Queremos também chegar às empresas e associações locais para que nos encomendem refeições, a fim de tornarmos a cantina mais sustentável”, explica a mesma responsável.

Paula Estevam sublinha ainda, que até será possível preparar refeições especiais, de dieta, desde que sejam encomendadas com 48 horas de antecedência. A médio prazo, consoante o sucesso do projeto, poderá vir a ser implementado um sistema de entrega ao domicílio.
 

As famílias carenciadas devem preencher a ficha de inscrição e entregar documentos necessários que comprovem a sua situação financeira (rendimentos, subsídios, despesas e número de membros do agregado familiar) bem como fotocópia dos documentos de identificação pessoal e fiscal.

Em breve será criada uma página de Facebook para divulgar os menús diários da cantina comunitária da Ameixoreira. Por enquanto, as informações podem ser obtidas através do email cantina.ameixoeira@sapo.pt ou do telemóvel 931 730 596. 

Segundo Paula Estevam, de acordo com as inscrições recebidas esta terça-feira, pelo menos 21 pessoas estão já confirmadas para esta quarta-feira e a ementa já está programada: quem visitar a cantina poderá levar para casa sopa de feijão verde, esparguete à bolonhesa, fruta da época e pão. 
 
Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub