Espetáculos e Exposições

Lisboa recebe exposição sobre arte têxtil indiana

Entre 27 de Janeiro e 29 de Abril, as artes têxteis indianas vão estar em destaque em Lisboa, graças a uma exposição do Museu do Oriente.
Versão para impressão
Entre 27 de Janeiro e 29 de Abril, as artes têxteis indianas vão estar em destaque em Lisboa, graças a uma exposição do Museu do Oriente.
 
A exposição em questão incidirá sobre duas das técnicas de estampagem e decoração téxtil mais praticadas no país asiático: a estampagem com carimbos de madeira (Block Printing Ajrakh) e a decoração têxtil através de pigmentos e resistência à cor (Bandhani Tie & Dye).
 
Em comunicado, a organização afirma que a iniciativa tem dois propósitos fundamentais. O primeiro deles é “dar a conhecer o estilo tão característico e o contexto próprio em que se produzem estas duas artes têxteis indianas”. 
 
Para enriquecer a mostra contribuirão ainda “as experiências inesquecíveis, pessoal e profissional, da designer Maria João Arnaud, bolseira da Fundação Oriente que, em Outubro de 2010, partiu para a Índia com o objetivo de aprender e documentar esta arte centenária”.
 
O seu trabalho concentrou-se na região de Kutch, junto da comunidade khatri, especialista em tintas e tecidos há mais de 400 anos e estará, agora, ao alcance dos olhos do público na capital portuguesa. 
 
A exposição vai estar patente de terça-feira a domingo entre as 10.00h e as 18.00h, sendo que às sextas-feiras o horário se prolonga até às 22.00h, com entrada gratuita a partir das 18.00h. A entrada tem o preço único de 5 euros.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório