Sociedade

Lisboa: Nova campanha contra dejetos caninos

NULL
Versão para impressão
Cansados de verificar que as medidas oficias de combate aos dejetos caninos, nas ruas de Lisboa, não funcionam, um grupo de cidadãos avançou com um protesto original que apela aos lisboetas a fotografar os “presentes” com que se deparam. No final, será construída uma tela gigante e uma exposição com as imagens recolhidas.
 
Embora sublinhem que não são “anti-cães”, os membros deste grupo querem mudar de forma permanente o comportamento dos donos que deixam os dejetos dos seus animais na rua. Assim, e perante a ineficácia de medidas “como o motocão, os wc's cão e os sacos distribuídos gratuitamente”, avançaram com esta iniciativa original.

O plano do No Sh!t tem vários patamares de ação – como a distribuição de sinalética (que se pode imprimir do site), e uma centralização de informação sobre saúde pública e legislação – mas o ponto forte para a mudança de “mentalidades” será a divulgação das imagens fotografadas.

Em declarações ao Boas Notícias, João Rosa, um dos dinamizadores, afirma que a reação das pessoas tem sido boa embora admita que, inicialmente, alguns possam estranhar o método usado pelo grupo.
 
“O ato de fotografar é estranho, mas deve ser encarado como um ato cívico, o que custa é a primeira foto, a partir daí o sentimento de dever sobrepõe-se. Estas fotos serão a nossa maior ´arma`, quantas mais fotos tivermos mais força terá o movimento”, sublinha.
 
Na página do Facebook do No Sh!t já se encontram algumas fotos e no site oficial do grupo (www.noshitreport.org) é possível aceder ao manifesto que estará em debate nos próximos dias, estando aberto a sugestões de todos os que queiram participar.

[Notícia sugerida por Ana Costa, Alice Quintas e Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório