Em Destaque Sociedade

Lisboa no “coração” da hospitalidade para celebrar o Dia Internacional dos Migrantes

Apelar à sensibilização e promoção da hospitalidade
Versão para impressão
por redação

Para assinalar o Dia Internacional dos Migrantes, decorre a 18 de dezembro no Mercado das Culturas, em Arroios, um evento organizado pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), sob o tema “Da hostilidade à hospitalidade”.

Com esta ação o JRS pretende, fundamentalmente, apelar à sensibilização e promoção da hospitalidade, rejeitando discursos que inflamem qualquer hostilidade em relação aos migrantes e refugiados. A mensagem principal é enaltecer a hospitalidade, combater qualquer entrave face à diferença e sublinhar o lado positivo de acolher outras culturas, que abraçam novas histórias, capacidades, energias e aspirações.

Nas palavras do Diretor do JRS, André Costa Jorge, a “hostilidade e hospitalidade são dois conceitos foneticamente semelhantes, mas que não podiam ser mais antitéticos. As constantes violações dos direitos humanos face aos migrantes levam-me, enquanto responsável pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados, a fazer uma breve reflexão sobre a hostilidade exercida sobre estas pessoas e, em oposição, sobre a importância de trazer para o espaço público a ideia da hospitalidade como valor fundamental a defender e a colocar em ação nas nossas sociedades”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório