Sociedade

Lisboa lança número verde para apoiar idosos sós

A Câmara Municipal de Lisboa passou a disponibilizar, a partir desta terça-feira, um novo número gratuito para responder ao isolamento de cerca de 85 mil idosos.
Versão para impressão
A Câmara Municipal de Lisboa passou a disponibilizar, a partir desta terça-feira, um novo número gratuito com o objetivo de dar resposta urgente a situações de risco e ao isolamento de cerca de 85 mil idosos na capital.
 
Em caso de emergência bastará marcar o número verde 800 204 204 para ser atendido por uma equipa composta por elementos da Proteção Civil, dos Bombeiros Sapadores e da Polícia Municipal, que estarão disponíveis 24 horas por dia para acionar de imediato as ações de socorro necessárias.
 
O projeto foi apresentado esta semana em conferência de imprensa com a presença do presidente da Câmara, António Costa, a vereadora da Ação Social, Helena Roseta, e o vereador da Proteção Civil, Manuel Brito. Por ocasião da apresentação, o autarca sublinhou a importância deste plano de emergência designado “S.Ó.S. Lisboa”.
 
“Um alerta a tempo pode salvar uma vida”, referiu António Costa, apelando à divulgação desta operação para que se crie uma rede ampla de informação junto de vizinhos, comerciantes, centros de saúde e instituições. 
 
Para apoiar a operação foi também desenvolvida uma plataforma de sinalização georreferenciada dos idosos em situação vulnerável cuja gestão está a cargo da Câmara Municipal e que está acessível aos parceiros da Rede Social de Lisboa. 
 
Além disso, segundo António Costa, estão a ser feitos esforços para alargar o alcance do serviço de teleassistência. “Estamos a desenvolver negociações de telecomunicações para ampliar o serviço, que até agora tem sido desenvolvido com a Cruz Vermelha Portuguesa, para que numa primeira fase possamos atingir com estes equipamentos 1000 idosos que nos sejam referenciados como mais carenciados”, adiantou o autarca. 

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório