Ambiente

Lisboa já tem táxis 100% movidos a eletricidade

Já é possível viajar de táxi por Lisboa sem prejudicar o ambiente graças a um projeto experimental que envolve a utilização de dois veículos 100% elétricos.
Versão para impressão
Já é possível viajar de táxi por Lisboa sem prejudicar o ambiente. Graças a um protocolo entre o município e a Autocoope – Cooperativa de Táxis de Lisboa – está a decorrer um projeto experimental de utilização de dois veículos 100% elétricos no transporte em táxi nos próximos dois meses, que transforma a capital portuguesa numa cidade pioneira no mundo.
 
O protocolo foi assinado esta quinta-feira e vai permitir verificar a capacidade de resposta e avaliação de eventuais limitações resultantes deste sistema de energia neste tipo de veículos. Ao testar em contexto real as viaturas movidas a eletricidade, será possível prever uma redução de custos de exploração e uma poupança de cerca de 3.600 euros ao ano. 
 
Citado pelo site oficial da Câmara, Carlos Alberto Ramos, presidente da Autocoope, salientou que o desejo é o de que “este teste tenha sucesso” e garantiu que “a Autocoope acredita numa real alternativa ao clássico gasóleo e está pronta a dar o tiro de partida na renovação da sua frota”. 
 
O presidente da autarquia, António Costa, entregou, por ocasião do protocolo, as licenças para os veículos elétricos – dois táxis Renault Fluence Z.E. – aos representantes da Autocoope e considerou que “a renovação da frota de táxis é essencial para fomentar uma política de mobilidade sustentável”, em simultâneo com outras medidas de “mobilidade suave” a nível de peões e ciclovias. 
 
Segundo o autarca, as alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrentará nas próximas décadas e esse é um desafio que se ganha e se perde nas cidades, as maiores produtoras de gases de efeitos de estufa e consumidoras de energia. Com estas ações, os responsáveis lisboetas pretendem, portanto, promover a melhoria da qualidade do ar.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub