Sociedade

Lisboa inaugura residência inédita para empreendedores

Lisboa acaba de inaugurar a primeira residência do país para empreendedores. A Casa Startup Lisboa, situada no coração da capital portuguesa, entrou, esta semana, em funcionamento e vai acolher tanto empreendedores estrangeiros como nacionais.
Versão para impressão
Lisboa acaba de inaugurar a primeira residência do país para empreendedores. A Casa Startup Lisboa, situada no coração da capital portuguesa, entrou, esta semana, em funcionamento e vai acolher tanto empreendedores estrangeiros, como portugueses que são de fora da cidade mas desejam ficar a viver a pouca distância a pé do local de trabalho.
 
Esta nova “casa” lisboeta, que nasceu num edifício municipal na Rua do Comércio, fo inaugurada pela vereadora Graça Fonseca, responsável pelo pelouro da Economia e Inovação, e por João Vasconcelos, presidente da Startup Lisboa, incubadora de empresas que já conta com três espaços diferentes espalhados pela cidade.
 
Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa revela que se trata de “uma residência destinada a empreendedores estrangeiros que, progressivamente, têm vindo a escolher a incubadora e a capital portuguesa para lançar os seus negócios, e a empreendedores que são de fora de Lisboa” e que precisem de ficar, temporariamente, na capital para desenvolver ideias ou contactos.
 
A Casa Startup Lisboa, que ocupa dois pisos, disponibiliza 14 quartos, duas salas de convívio – onde se podem desenvolver ações, encontros ou apresentações -, duas cozinhas, casas de banho, duches, lavandaria, Internet “e outras comodidades que procuram oferecer toda a qualidade de vida para que quem aí habite possa encontrar um ambiente acolhedor, familiar, de partilha e estímulo para lançar os seus projetos”, destaca a autarquia.


A “casa” disponibiliza 14 quartos, duas cozinhas e duas salas de convívio para apresentações e encontros © CM Lisboa
 

“Temos recebido muitos empreendedores estrangeiros, quer da Europa quer do mundo, e, ao começar uma empresa, um dos obstáculos que surge a quem está num novo país prende-se com a residência”, afirmou, durante a inauguração, João Vasconcelos, presidente da Startup Lisboa, que considera que a residência “responde a uma necessidade” que já se fazia sentir.
 
Segundo João Vasconcelos, esta é uma das primeiras residências de empreendedores existentes na Europa – até ao momento, há apenas uma outra referenciada em Londres. A primeira ocupante da nova casa vai ser uma empreendedora polaca, Sandra, que está na Startup Lisboa a trabalhar num projeto de apoio a 'developers' na área tecnológica. 
 
Graça Fonseca, vereadora com os pelouros da Economia e Inovação, garante que a residência não tem como objetivo constituir-se como uma solução imobiliária, mas antes como “um braço estratégico para captar e alargar o número de empreendedores na cidade”.
 
As inscrições para habitar a nova “casa” podem ser feitas diretamente nas instalações da Start Up Lisboa e já estão a decorrer.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório