Cultura

Lisboa: Feira do Livro com número recorde de pavilhões

A Feira do Livro está de volta a Lisboa com um número recorde de pavilhões (277) e muitas novidades para confirmar entre 26 de Maio e 13 de Junho, no Parque Eduardo VII.
Versão para impressão
A Feira do Livro está de volta a Lisboa com um número recorde de pavilhões (277) e muitas novidades para confirmar entre 26 de Maio e 13 de Junho, no Parque Eduardo VII. Novidades editoriais, descontos, debates e até cinema são alguns dos destaques.
 
Uma das principais novidades deste ano é a criação da aplicação móvel ‘Feira do Livro de Lisboa’ disponível para Android e iOS. Ao descarregar a aplicação gratuita, o utilizador pode aceder ao mapa da feira, à programação, aos livros do dia e muitos outros conteúdos que permitem acompanhar todos os eventos da Feira em tempo real. 
 
Retomando o conceito de restauração da edição passada, a 86.ª Edição Feira do Livro de Lisboa vai contar com mais de 40 espaços de refeição, 10 dos quais a fazerem a sua estreia no evento, permitindo aos visitantes usufruírem, ainda mais, desta zona de lazer.
.
Descontos especiais na Hora H

Este ano, a Feira mantém uma iniciativa muito apreciada entre os visitantes das edições anteriores da Feira: a HORA H. Trata-se de uma oportunidade para se comprar livros fora dos 18 meses do preço fixo, com o mínimo de 50% de desconto nos pavilhões dos participantes aderentes. A HORA H inicia-se no dia 30 de Maio e realiza-se de 2.ª a 5.ª feira durante a última hora da Feira (22h00 às 23h00).
 
Acampar na Feira do Livro e outras aventuras
 
Este ano as crianças podem contar com diversas atividades e começam logo no primeiro dia de Feira, às 12h00, com uma Parada de Mascotes com as figuras preferidas dos mais pequenos, acompanhada pela Mimo’s Dixie Band numa visita ao recinto.
 
Depois do sucesso do ano anterior, regressa a iniciativa “Acampar com Histórias – Noites Happy Readers”. Em oito noites, grupos de 20 crianças entre os 8 e os 10 anos vão poder “acampar” na Estufa-fria e passar uma noite de magia e fantasia na Feira do Livro de Lisboa, rodeados de contadores de histórias, autores, ilustradores, entre outras surpresas.

Esta iniciativa decorre nas noites de 27 e 28 de maio e 3, 4, 9, 10, 11 e 12 de junho (inscrições em acamparcomhistorias.apel.pt sujeito ao pagamento de 10€, sendo este valor rebatido na compra de livros). 
 


As Bibliotecas Municipais de Lisboa, parceiras da Feira do Livro de Lisboa, organizam no dia 29 de maio às 11h30, um momento de Yoga Mágico em Família no Stand BLX. Porque o Yoga significa juntar, nesta aula os miúdos e os graúdos vão estar juntos. 

Debates e programas de rádio em direto
 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos volta a marcar forte presença na Feira do Livro de Lisboa promovendo, na praça azul, vários lançamentos de livros. Associado a cada lançamento haverá um debate no qual serão discutidos os temas em questão como “Europa: há razões de esperança?” ou “Emigrar: escolha ou destino?”. 

No dia 27 de Maio e nos dias 1 e 7 de Junho, a partir da Praça da Fundação, serão transmitidos em direto a partir das 19 horas três programas da TSF: Bloco Central – com Pedro Adão e Silva, Pedro Marques Lopes e moderação de ­ Paulo Tavares – Pares da República – com Luís Amado, Daniel Proença de Carvalho, Maria­ de Lurdes Rodrigues, Nogueira de Brito e Mota Amaral, dois a dois, com moderação de ­Paulo Tavares – e Pessoal e Transmissível com a moderação de Carlos Vaz Marques.

Projeção do filme “Manhã Submersa”
 
Uma outra novidade que chega este ano com a nova Edição da Feira é a parceria com a Cinemateca Portuguesa que, para assinalar o aniversário do escritor Virgílio Ferreira, irá projetar, no recinto da feira, o filme Manhã Submersa, num momento que conta com a presença do realizador Lauro António e Lídia Jorge, que farão um debate prévio sobre Virgílio Ferreira, no dia 3 de Junho às 21 horas.
 
Campanha “Dê Nova Vida ao Livro”

Durante toda a Feira estará ainda a decorrer a Campanha Dê Nova Vida ao Livro que, este ano e numa parceria entre a APEL e o Banco de bens Doados, vai contar com um pavilhão onde os visitantes vão ser convidados a colocar um ou mais livros nas estantes. Estes livros irão ser posteriormente entregues a crianças das instituições que fazem parte da rede do Banco de Bens Doados. O ano passado foram angariados cerca de 3.000 livros. 

Debates literários
 
A 86.ª Edição da Feira do Livro de Lisboa acolhe ainda o II Encontro Literário “Nós e os Livros” que, num ambiente informal e descontraído, reúne vários adeptos da literatura para uma conversa em torno de um denominador comum – o livro – com vários painéis temáticos. Em parceria com o Diário do Distrito, o blogue Os Livros Nossos a Revista Alvo e a Nova Gazeta, a organização da Feira promove no dia 4 de Junho a partir das 16 horas os painéis o encontro para debater o livro, a literatura, os géneros literários, as novas tendências e o mercado editorial Português, seus desafios e potencialidades
 
O horário para visitar a 86.ª edição do certame repete-se uma vez mais: entre segunda e quinta-feira das 12h30 às 23h00; sextas-feiras e dia 9 de junho das 12h30 às 24h00; sábados e dias 10 e 12 de junho das 11h00 às 24h00; e domingo e dias 26 de maio e 13 de junho 11h00 às 23h00. 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório