Espetáculos e Exposições

Lisboa exibe primeiro selo do mundo

Lisboa acolhe em outubro, pela primeira vez, uma exposição mundial de filatelia, que exibirá vários exemplares do Penny Black, primeiro selo do mundo, editado em Inglaterra em 1840. A exposição vai contar com um milhão de selos de todo o mundo, in

Versão para impressão
Lisboa acolhe em outubro, pela primeira vez, uma exposição mundial de filatelia, que exibirá vários exemplares do Penny Black, primeiro selo do mundo, editado em Inglaterra em 1840. A exposição vai contar com um milhão de selos de todo o mundo, incluindo uma série dedicada ao Centenário da República.

A exposição “Portugal 2010” estará patente de 01 a 10 de outubro na FIL, no Parque das Nações, com a presença de 600 coleções filatélicas de 77 países e a exibição de raridades e algumas “jóias” do mundo dos selos.

Estarão expostos, por exemplo, o primeiro selo português, emitido em 1853, e o primeiro selo utilizado oficialmente no sistema postal internacional, um “Penny Black” britânico que data de 1840.

A mostra é organizada pelos CTT e pela Federação Portuguesa de Filatelia e tem como mote os valores da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Aproveitando a realização desta mostra internacional, a organização quis associar-se ao centenário da República e irá dedicar um núcleo, não só aos cem anos do serviço postal em Portugal como à efeméride da implantação da República.

A organização convidou os artistas Júlio Pomar, João Abel Manta, André Carrilho, Costa Pinheiro, Luís Macieira e João Machado a reinterpretarem o busto da República para uma série filatélica a editar na próxima quinta feira.

Embora os selos tenham começado a circular em junho na correspondência portuguesa, os originais dos seis artistas só serão revelados em outubro na exposição.

Para Pedro Coelho, vice-presidente dos CTT e um dos organizadores da exposição “Portugal 2010”, é possível contar a história de Portugal através da filatelia.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório