Sociedade

Lisboa: Ciclistas (quase) nus em defesa da cidade

NULL
Versão para impressão
Bicicletas com cartazes, apitos e campainhas para fazer barulho, imaginação, pouca roupa (já que a PSP não autoriza nus) e claro protetor solar! É este o “material” aconselhado pela organização aos participantes desta que é a primeira manifestação de ciclistas nus que terá lugar domingo, em Lisboa.
 
O Parque Eduardo VII, em Lisboa, será o ponto de encontro para todos os que no próximo domingo responderem ao apelo “pedala o mais nu que conseguires!”. Inicialmente a ideia era ser uma manifestação em que os participantes fossem nus, mas a organização acaba de divulgar que a PSP recuou na decisão, pelo que pedem agora que os participantes levem fato de banho.
 
A manifestação será pacífica e pretende chamar a atenção para a necessidade de mudar mentalidades e políticas de transporte dentro da cidade.
 
Do Marquês de Pombal até à Torre de Belém vai uma distância que a organização acredita ser acessível a todos e suficientemente visível para transmitir a mensagem que leva estes ciclistas a pedalar “pelo ambiente, por uma cidade mais ciclável e com menos CO2”.

“Na World Naked Bike Ride enfrentamos o trânsito com os nossos corpos nus, como a melhor maneira de defender a nossa dignidade e expondo a vulnerabilidade que os ciclistas e peões enfrentam nas ruas, assim como as consequências negativas que enfrentamos devido à dependência do petróleo e outras formas de energia não renováveis”, lê-se no blogue da organização.
 
A organização deste passeio encontra boas razões para andar de bicicleta: poupa a cidade da poluição, promove um estilo de vida saudável e também negócios locais relacionados com o ciclismo.
 
Segundo afirmam já se comprovou, em várias cidades, que as bicicletas “criam espaço e aumentam a vida nas ruas”, estimulando a economia e a qualidade de vida das metrópoles.
 
O movimento que agora chega a Lisboa começou em Espanha com um grupo chamado “Manifestación Ciclonudista” e no Canadá com “Artists for Peace”. Mas só em 2004 se realizou a primeira World Naked Bike Ride internacional oficial, que aconteceu em vários países em simultâneo, no dia 12 de Junho.
 
A World Naked Bike Ride realiza-se em diversas cidades de países como, Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, África do Sul  Reino Unido, Estados Unidos da América, entre outros.
 
 
“Ao andarmos nus de bicicleta, declaramos a nossa confiança na beleza e individualidade dos nossos corpos enquanto chamamos a atenção para os sítios onde a bicicleta não é utilizada. É um catalisador para que exista uma mudança de comportamentos e um futuro na sustentabilidade, transporte, comunidade e divertimento”, explicam no blogue.

Os interessados em participar neste passeio original podem saber mais no blogue “1ª WORLD NAKED BIKE RIDE LISBOA”da ou na página do facebook.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub