Sociedade

Lisboa: Ciclistas (quase) nus em defesa da cidade

NULL
Versão para impressão
Bicicletas com cartazes, apitos e campainhas para fazer barulho, imaginação, pouca roupa (já que a PSP não autoriza nus) e claro protetor solar! É este o “material” aconselhado pela organização aos participantes desta que é a primeira manifestação de ciclistas nus que terá lugar domingo, em Lisboa.
 
O Parque Eduardo VII, em Lisboa, será o ponto de encontro para todos os que no próximo domingo responderem ao apelo “pedala o mais nu que conseguires!”. Inicialmente a ideia era ser uma manifestação em que os participantes fossem nus, mas a organização acaba de divulgar que a PSP recuou na decisão, pelo que pedem agora que os participantes levem fato de banho.
 
A manifestação será pacífica e pretende chamar a atenção para a necessidade de mudar mentalidades e políticas de transporte dentro da cidade.
 
Do Marquês de Pombal até à Torre de Belém vai uma distância que a organização acredita ser acessível a todos e suficientemente visível para transmitir a mensagem que leva estes ciclistas a pedalar “pelo ambiente, por uma cidade mais ciclável e com menos CO2”.

“Na World Naked Bike Ride enfrentamos o trânsito com os nossos corpos nus, como a melhor maneira de defender a nossa dignidade e expondo a vulnerabilidade que os ciclistas e peões enfrentam nas ruas, assim como as consequências negativas que enfrentamos devido à dependência do petróleo e outras formas de energia não renováveis”, lê-se no blogue da organização.
 
A organização deste passeio encontra boas razões para andar de bicicleta: poupa a cidade da poluição, promove um estilo de vida saudável e também negócios locais relacionados com o ciclismo.
 
Segundo afirmam já se comprovou, em várias cidades, que as bicicletas “criam espaço e aumentam a vida nas ruas”, estimulando a economia e a qualidade de vida das metrópoles.
 
O movimento que agora chega a Lisboa começou em Espanha com um grupo chamado “Manifestación Ciclonudista” e no Canadá com “Artists for Peace”. Mas só em 2004 se realizou a primeira World Naked Bike Ride internacional oficial, que aconteceu em vários países em simultâneo, no dia 12 de Junho.
 
A World Naked Bike Ride realiza-se em diversas cidades de países como, Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, África do Sul  Reino Unido, Estados Unidos da América, entre outros.
 
 
“Ao andarmos nus de bicicleta, declaramos a nossa confiança na beleza e individualidade dos nossos corpos enquanto chamamos a atenção para os sítios onde a bicicleta não é utilizada. É um catalisador para que exista uma mudança de comportamentos e um futuro na sustentabilidade, transporte, comunidade e divertimento”, explicam no blogue.

Os interessados em participar neste passeio original podem saber mais no blogue “1ª WORLD NAKED BIKE RIDE LISBOA”da ou na página do facebook.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório