Sociedade

Lisboa: Cartão multibanco para os transportes públicos

A partir de agora, em Lisboa, é possível viajar nos transportes públicos com o novo cartão multibanco, apresentado, esta terça-feira, pelos Operadores de Transportes da Região de Lisboa (OTLIS).
Versão para impressão
A partir de agora, em Lisboa, é possível viajar nos transportes públicos com o novo cartão multibanco, apresentado, esta terça-feira, pelos Operadores de Transportes da Região de Lisboa (OTLIS). 
 
Com o nome Caixa Viva, o mesmo foi criado em parceria com a Caixa Geral de Depósitos e difere dos restantes por possuir uma aplicação que, quando aproximado do validador, caso se valide a viagem, a mesma é automaticamente descontada da conta do utilizador. 
 
Desenvolvido a pensar nos passageiros mais ocasionais, o novo cartão não tem qualquer tipo de custos adicionais e já pode ser utilizado na Carris, Metro, CP – Comboios de Portugal, Transtejo, Soflusa, Fertagus e Metro Sul do Tejo. O objetivo, contudo, é alargar o serviço a outras empresas e zonas do país.
 
Para Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, esta é “a solução que faltava no conjunto de bilhetes disponíveis para os utilizadores dos transportes públicos”, uma vez que “os passes são para os utilizadores regulares e os utilizadores ocasionais só tinham os cartões pré-pagos que são disponibilizados nas máquinas”.
 
“Faltava-nos uma solução simples para os utilizadores de impulso, aqueles que são ocasionais, que vêm às áreas metropolitanas e não têm um bilhete regular”, acrescentou o responsável que sublinha o facto de este novo cartão contribuir, também, para combater a fraude nos transportes.
 
Agora que os utilizadores passam a “ter um instrumento de pagamento imediato, elimina-se a fraude”. Além disso, “aqueles que dizem não saber onde pagar têm agora um cartão bancário que podem utilizar”. 

Notícia sugerida por Raquel Baêta, Elsa Fonseca e Patrícia Guedes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub