Cultura

Lisboa acolhe primeira edição do FESTin

O Cinema São Jorge apresenta de 4 a 9 de Maio a primeira edição do FESTin - Festival Itinerante da Língua Portuguesa que pretende incentivar um maior cooperação entre os países lusófonos no que respeita à produção cinematográfica.
Versão para impressão
O Cinema São Jorge apresenta de 4 a 9 de Maio a primeira edição do FESTin – Festival Itinerante da Língua Portuguesa que pretende incentivar um maior cooperação entre os países lusófonos no que respeita à produção cinematográfica.

“A nossa intenção é juntar todos os países e conseguir uma maior cooperação para que todos possam ter oportunidade de fazer mais cinema”, disse à agência Lusa Adriana Niemeyer, uma das organizadoras do festival.

A organização do festival escolheu a inclusão social como tema para a primeira edição do FESTin.

Poderá contar com duas sessões diárias com a apresentação de documentários, curtas e longas-metragens. Debates, exposições, mesas redondas e oficinas de cinema são outras das atividades previstas.

Haverá ainda curtas-metragens de Timor-Leste, co-produções entre Portugal e Angola e produções brasileiras.

O festival abre com “O Jardim de Outro Homem”, do moçambicano Sol de Carvalho, que estará presente no Festival em Lisboa, e encerra com o documentário “Contratempo”, a estreia da atriz brasileira Malu Mader como realizadora.

No total serão cerca de 40 filmes do espaço lusófono. Adriana Niemeyes alerta para a dificuldade em encontrar “novas realizações” em “países mais carentes”, como São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste.

Para incentivar mais co-produções entre os países da CPLP, a organização irá atribuir um prémio de cinco mil euros em material técnico para o realizador da melhor longa-metragem.

Saiba toda a programação no site oficial do FESTin ou na página do Facebook. A entrada e participação nas atividades do Festival são gratuitas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório