Ambiente

Lipor: Eletrodomésticos recuperados do lixo

NULL
Versão para impressão

A Lipor, a estação de tratamento e resíduos em Ermesinde, recebe cerca de mil toneladas de equipamentos diversos por ano, entre eles muitos eletrodomésticos que são reparados e depois entregues a instituições de solidariedade.

É um trabalho de paciência: para reconstruir os equipamentos e pô-los a funcionar há que estar atento e reagrupar peças de diferentes aparelhos.

“Para fazermos um televisor juntamos materiais de cerca de sete aparelhos da mesma marca e do mesmo modelo”, explica um dos técnicos da Lipor à RTP.

E desta recuperação renascem fogões, máquinas de lavar, frigoríficos, televisões que depois de reparados são doados às instituições de solidariedade.

A Lipor deixa, por isso, um apelo há população em geral para que não abandone os seus eletrodomésticos antigos ao acaso.

A Lipor é a entidade responsável pela gestão quase mil toneladas anuais de resíduos sólidos urbanos que são submetidas a uma minuciosa triagem manual, para que o lixo seja devidamente encaminhado.

Nem sempre há “necessidade de comprar novos produtos quando se pode recuperar os velhos e poupar dinheiro”, o que acaba por “ter um impacto tanto na natureza como no bolso”, diz Paulo Rodrigues da Lipor, citado pela agência Lusa.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub