Ambiente

Limpar Portugal: 1500 toneladas de lixo recolhidas

A segunda edição da iniciativa "Limpar Portugal" realizou-se no passado fim de semana. Ao todo, foram recolhidas 1500 toneladas de lixo pelos vários grupos de trabalho espalhados por todo o país, em matas e lixeiras.
Versão para impressão
A segunda edição da iniciativa “Limpar Portugal” realizou-se no passado fim de semana. Ao todo, foram recolhidas 1500 toneladas de lixo pelos vários grupos de trabalho espalhados por todo o país, em matas e lixeiras.

Em declarações ao jornal Público, Carlos Evaristo, da Associação Mãos à Obra (AMO) Portugal, cerca de nove mil voluntários aderiram à iniciativa que se centrou, este ano, na realização de ações de consciencialização ambiental, até porque o lixo terá voltado a 60% dos locais limpos em 2010.

Plásticos, vidro, lixo orgânico, madeiras, pneus, garrafas, colchões, sofás, entre outros, foram recolhidos, sobretudo, na mata do Bom Jesus, em Braga, e em lixeiras de Oliveira de Azeméis e Oliveira do Bairro.

Em alguns locais, o lixo ainda está a ser transportado por juntas de freguesia, mas Carlos Evaristo acredita que não deverá ultrapassar muito as 1500 toneladas: “Este ano não tivemos muitas situações de limpeza, mas sobretudo ações de sensibilização”, referindo-se a exposições, confraternizações, caminhadas, workshops e peddy-pappers.

Em 2010, 100 mil voluntários recolheram cerca de 50 mil toneladas de resíduos em mais de cinco mil lixeiras.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub