Ambiente

Lezíria do Ribatejo recebe Observatório de Aves

Vai ser inaugurado em 2011 um observatório de aves na Lezíria do Ribatejo, um projeto destinado ao público em geral como também aos investigadores e que potenciará o turismo natural daquela área.
Versão para impressão
Vai ser inaugurado em 2011 um observatório de aves na Lezíria do
Ribatejo, um projeto destinado ao público em geral como também aos
investigadores e que potenciará o turismo natural daquela área.

Construído no âmbito do Espaço de Observação e Visitação de Aves, o observatório vai criar vários habitats com água doce adequados ás diversas espécies e ainda serão criadas infraestruturas na zona de maneira a que as pessoas possam observar os animais sem perturbar a sua tranquilidade.

Os visitantes poderão ainda perceber o ciclo de vida das aves, as suas rotas migratórias e a manutenção dos habitats através de uma exposição permanente.

Em declarações à agência Lusa o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, explicou que “este projeto mostra bem aquilo que pode ser feito no setor da agricultura, onde os bons exemplos ligados à biodiversidade começam a surgir como uma mais valia importante para a imagem do país, um país sustentável e desenvolvido, mas que promove a conservação da natureza”.

O projeto EVOA resulta de uma parceria entre a Companhia das Lezírias (dona dos terrenos), a Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira (que gere o projeto), a autarquia de Vila Franca de Xira, o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, a Aquaves e a Liga para a Proteção da Natureza.

Financiado em partes iguais pela Brisa e pelos fundos do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), o EVOA está avaliado em três milhões de euros, sendo que apenas dois milhões são subsidiados.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório