Saúde

Ler para bebés é determinante para o sucesso escolar

Ler uma história antes de adormecer aos bebés é determinante para o sucesso escolar. As conclusões são de um estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA, segundo o qual a leitura regular tem um grande efeito sobre os mais pequenos, pelo
Versão para impressão
Ler uma história antes de adormecer aos bebés é determinante para o sucesso escolar e até profissional. As conclusões são de um estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA, segundo o qual a leitura regular tem um grande efeito sobre os mais pequenos, pelo que os pais devem começar a ler-lhes histórias o mais cedo possível. 
 
É um gesto que só precisa de 10 minutos mas que faz toda a diferença. Quem o diz é um grupo de especialistas norte-americanos que analisaram o impacto da leitura em bebés. Os resultados dão conta de que, quanto mais cedo se começar a ler para os filhos, mais depressa eles começam a compreender as palavras, o que pode vir a ter efeitos diretos no futuro da criança. 
 
Por estranho que pareça, acelerar esse processo é determinante no sucesso escolar e pode vir a ter efeitos muitos anos mais tarde, como, por exemplo, a conseguir um bom emprego, um casamento feliz e a cumprir a lei. 
 
Com base na investigação, levada a cabo ao longo dos últimos anos, Anne Fernald garante que o impacto da leitura nos bebés é tão profundo que deve ser encarado como um processo tão importante quanto a alimentação, pelo que nunca é cedo demais para começar.
 
“Quando trazemos uma criança ao mundo, estamos a assumir a responsabilidade de a alimentar, de a manter limpa e segura. No entanto, acho que agora temos a prova científica de que, afinal, há outro tópico a acrescentar a essa lista, que é ler-lhes e ajudá-los a aprender desde pequenos”, refere a psicóloga, citada pelo Daily Mail. “Muito antes de o bebé falar, ele vai estar a absorver informação sobre a linguagem”, acrescenta. 
 
Ao acelerar o processo de compreensão das palavras, o cérebro das crianças liberta-se e torna-se autónomo mais depressa, que permite refletir sobre a palavra seguinte e, por sua vez, o mundo em geral, cada vez mais depressa. “Ao ler para os bebés, estamos a construir-lhes uma mente que vai concetualizar e imaginar o seu futuro”. 
 
Segundo o estudo, as crianças que compreendem mais palavras tendem a ser também aquelas que mais ouvem mais palavras em casa, além de que, as que melhor processam o que lhes é dito aos dois anos de idade, revelam melhor desempenho escolar aos oito. 

Saiba mais AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub