Ambiente

Leiria: Alvaiázere aposta nas energias renováveis

Esta aposta começou em 2010 e este mês a Câmara Municipal de Alvaiázere investiu 20 mil euros com o objetivo de reduzir os custos energéticos e a emissão de CO2
Versão para impressão
O município de Alvaiázere, em Leiria, está a investir fortemente nas energias renováveis. Esta aposta começou em 2010 e este mês a Câmara Municipal anunciou o investimento de mais 20 mil euros com o objetivo de reduzir os custos energéticos e a emissão de CO2.
 
A mais recente iniciativa consistiu na instalação de uma unidade de microgeração fotovoltaica na cobertura do pavilhão multiusos municipal, aproveitando-se a energia solar térmica para o aquecimento das águas e produzindo-se energia elétrica.
 
Segundo a autarquia, logo que esta unidade seja ligada à rede elétrica nacional, será iniciado o processo de produção de eletricidade que é vendida à EDP. Já há dois anos, com a colocação de outras cinco unidades deste tipo, o município tinha conseguido poupar 18 mil euros na fatura anual, o que corresponde a um retorno do investimento.
 
A Câmara adiantou ainda que este investimento “foi integralmente suportado por capitais próprios, oriundos exclusivamente dos cofres do município, sem quaisquer incentivos ou comparticipação externa”.
 
Em comunicado, o município de Alvaiázere frisou que “a introdução deste conceito de energia pretende mostrar a importância do desenvolvimento sustentável”, apresentando-se como “exemplo de boas práticas a seguir pelos cidadãos” e tendo como um dos mais importantes propósitos “sensibilizar os jovens para o valor das energias renováveis e da sustentabilidade ecológica”. 
 
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub