Cultura

Leilão: Obra de Paula Rego vendida por 850 mil euros

Uma tela de Paula Rego foi, esta terça-feira, arrematada num leilão em Londres por 850 mil euros. A obra, denominada "Broken Promises", data de 2006.
Versão para impressão
Uma tela de Paula Rego foi, esta terça-feira, arrematada num leilão em Londres por 850 mil euros. A obra, denominada “Broken Promises”, foi executada pela artista portuguesa em 2006 e terá sido inspirada na ópera de Puccini “Madame Butterfly”. 
 
O leilão foi organizado pela Christie's e juntou obras de arte contemporânea do pós-guerra de autores como Andy Warhol, Takashi Murakami, Gilbert & George ou Lucio Fontana, entre outros.
 
De acordo com o site oficial da leiloeira, o quadro da pintora lusa alcançou um preço final de 713.250 libras, o correspondente a 848.054 euros. 
 
Descrita pela Christie's como um “trabalho profundamente afetivo e comovente pela apaixonada contadora de histórias e cronista da natureza humana”, o quadro mostra quatro figuras femininas e uma quinta mais infantil, sentada em cima de uma mulher em primeiro plano.
 
A tela terá sido inspirada na ópera “Madame Butterfly”, de Puccini, que se baseia em factos reais e reflete os matrimónios temporários celebrados entre oficiais norte-americanos e jovens japonesas no século XIX que, habitualmente, tinham consequências trágica.
 
Embora este seja um valor muito elevado, o recorde de venda de quadros de Paula Rego em leilão continua a ser o da obra “Looking Back”, de 1987, também leiloado pela Christie's em Junho do ano passado. Nessa ocasião, o quadro foi arrematado por 866.175 euros.
 
Em destaque, esta terça-feira, esteve “Retrato de Henrietta Moraes”, um quadro de Francis Bacon datado de 1963 e descrito pela Christie's como um dos “mais sedutores e sexualmente marcados” do artista, que foi vendido por mais de 25 milhões de euros. 

Clique AQUI para saber mais sobre esta obra no site da Christie's (em inglês).

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório