Ciência

Laser criado pela UC recebe 200 mil euros

O projeto Laser Leap, desenvolvido por investigadores do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), é o vencedor da primeira edição do Prémio AVCRI, no valor de 200 mil euros, atribuído pela RedEmpr
Versão para impressão
O projeto Laser Leap, desenvolvido por investigadores do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), é o vencedor da primeira edição do Prémio AVCRI, no valor de 200 mil euros, atribuído pela RedEmprendia – Red Universitaria Iberoamericana de Incubación de Empresas e que será entregue amanhã, quinta-feira.

O Laser Leap consiste na aplicação de técnicas laser à saúde com o intuito de administrar, de forma rápida e eficaz, fármacos através da pele, sem utilização das tradicionais seringas, conforme explica a Universidade de Coimbra em comunicado.

O valor do prémio, segundo a mesma nota, será usado para desenvolver protótipos à escala industrial do dispositivo Laser Leap que transforma um pulso de luz numa onda de pressão de muito curta duração, provocando o alargamento da estrutura da pele que a torna permeável à entrada de moléculas de um fámaco.

Esta técnica indolor e de custo reduzido poderá ter aplicações no tratamento do cancro de pele, na admnistração de vacinas ou insulina, bem como no caso de algumas doenças dermatológicas.

A RedEmprendia, uma associação criada com o apoio do Grupo Santander, congrega 15 das mais prestigiadas universidades do espaço ibero-americano, sendo a de Coimbra a única universidade portuguesa.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório