Sociedade

Lançado primeiro Dicionário de Língua Gestual

A Porto Editora lança hoje, terça-feira, o primeiro Dicionário de Língua Gestual Portuguesa (LGP) destinado aos mais de 100 mil indivíduos que constituem a comunidade surda em Portugal. O dicionário é da autoria de Ana Bela Baltazar, intérprete de LG
Versão para impressão
A Porto Editora lança hoje, terça-feira, o primeiro Dicionário de Língua Gestual Portuguesa (LGP) destinado aos mais de 100 mil indivíduos que constituem a comunidade surda em Portugal. O dicionário é da autoria de Ana Bela Baltazar, intérprete de LGP há vários anos, e vem acompanhado de um DVD-ROM.

O projeto foi trabalhado durante três anos e pretende responder “a uma grande procura por uma ferramenta deste género, sem respostas do mercado”, conforme explicou a autora ao Jornal de Notícias. “Os surdos, regra geral, dominam muito mal o Português. Espero que, com esta obra, lhes seja mais fácil”, revelou ainda Ana Bela Baltazar.

O Dicionário de Língua Gestual Portuguesa disponibiliza mais de 5200 entradas, todas elas acompanhadas por imagens ilustrativas – cerca de 15 000 – e pela descrição de todos os gestos enriquecida com ícones e setas.

Esta informação é complementada com a ilustração do alfabeto gestual, algarismos e principais configurações, e com a lista de todas as palavras que sofrem alteração do Acordo Ortográfico e respetiva nova grafia.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório