Sociedade

Lançado manual contra desaparecimento de crianças

NULL
Versão para impressão
Foi lançado em Portugal, no Dia Internacional da Criança Desaparecida, 25 de maio, um Manual de Segurança Infantil com instruções para pais e educadores aprenderem a evitar o desaparecimento de crianças. O documento pode ser descarregado gratuitamente na internet.

O manual, com mais de 40 páginas, contém um conjunto de regras para os pais prevenirem as situações de rapto e abusos sexuais contra os seus filhos. São referidas regras para diferentes espaços físicos de acordo com as realidades dos pais no seu quotidiano.

O manual foca os comportamentos que devem ser ensinados às crianças, por exemplo, em espaços públicos, grandes superfícies comerciais e durante as férias. Também se dá destaque ao comportamento recomendado aos jovens pais nas maternidades para evitar o rapto.

Numa outra vertente, o manual aborda o comportamento em relacionamentos parentais de modo a combater a alienação e o rapto parental. O manual tem também uma chamada de atenção sobre os sinais que as crianças evidenciam em caso de abusos sexuais.

Em Portugal quase mil crianças e jovens até aos 18 anos desapareceram nos últimos seis meses. A maior parte são casos de fuga, de rapto, crianças levadas por pais divorciados ou simplesmente que se perderam na rua.

O manual está disponível no site da APCD para download gratuito. Clique AQUI para descarregar.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório