Sociedade

Lançado livro dedicado a dadores de órgãos

A associação de médicos britânicos Royal College of Physicians publicou recentemente o livro "Thank You For Life" (em tradução livre, "Obrigado pela Vida"), que reúne 50 cartas de pacientes que receberam transplantes de órgãos vitais dedicadas aos se
Versão para impressão
A associação de médicos britânicos Royal College of Physicians publicou recentemente o livro “Thank You For Life” (em tradução livre, “Obrigado pela Vida”), que reúne 50 cartas de pacientes que receberam transplantes de órgãos vitais dedicadas aos seus dadores e respetivas famílias.

A ideia partiu dos médicos Linda Selves e Andrew Burroughs. Em declarações à BBC Brasil, este último explica que a publicação do livro visa “promover a doação de órgãos e reconhecer a contribuição dos dadores para o salvamento de vidas”, além de estimular o debate público sobre a matéria no Reino Unido.

“Achei que um livro com cartas de pacientes cheios de gratidão seria uma forma poderosa de agradecer publicamente e de lembrar os dadores e suas famílias”, acrescentou.

A mãe de uma das dadoras referidas no livro sublinha que “é preciso muita coragem para que o recetor e sua família tomem a decisão de agradecer de alguma maneira, mas o efeito que isso tem sobre as famílias dos dadores é incalculável”, explica à BBC Brasil.

A sua filha, Emma, morreu repentinamente. Contudo, havia já pedido que os seus órgãos fossem transplantados após a sua morte.

O fígado de Emma permitiu que Simon, professor e artista, vivesse saudavelmente durante os últimos nove anos.

Regularmente, Cathy recebe notícias de Simon e da sua família, o que, explica, lhe traz grande conforto:

“O facto de o Simon continuar bem faz com que a nossa família se sinta orgulhosa do desejo de Emma ser uma dadora”.

Para saber mais sobre o livro e ler algumas das cartas, clique aqui.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório