i9magazine

Lançado centro de informação sobre economia social

Versão para impressão

A área da inovação social em Portugal, no website Portugal Economy Probe, pretende ser uma referência enquanto centro de informação sobre o setor da economia social e uma montra do que melhor se faz na área da inovação social em Portugal.

O setor da economia social tem aumentado de importância na agenda política dos governos, em resposta aos crescentes desafios sociais, e representa hoje 2,8% do Valor Acrescentado Bruto nacional (VAB), emprega 5,5% do emprego remunerado, existindo cerca de 55.000 organizações a operarem por todo o país.

A área “Inovação Social em Portugal”, desenvolvida pelo Portugal Economy Probe e o Laboratório de Investimento Social, visa servir todas as partes interessadas ou envolvidas no setor social, desde as iniciativas de inovação social, investidores, intermediários financeiros e não financeiros e entidades do setor público que procurem inovar nas respostas sociais que oferecem.

“Esta nova área vem colmatar uma falha do setor da economia social, relacionada com a grande dispersão de informação, lacuna identificada pelo Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social”, explica Miguel Athayde Marques, Coordenador do Portugal Economy Probe. António Miguel, Diretor Executivo do Laboratório de Investimento Social, acrescenta que “a centralização da informação fatual e fidedigna do setor e a promoção das melhores práticas de inovação social em Portugal, ajudará na dinamização e na modernização do setor em Portugal”.

A “Inovação Social em Portugal” oferece:

  • Descrição das iniciativas que estejam a marcar os mercados de inovação e investimento social em Portugal;
  • Exemplos das melhores práticas nacionais de inovação social que ilustrem a criação de real impacto social;
  • Estudos, relatórios e comunicados que facilitem a compreensão do ecossistema e a identificação de oportunidades de investimento ou financiamento;
  • A agenda dos eventos e as notícias que orientem os interessados nesta matéria.

Com base em documentos provenientes de mais de 260 fontes fidedignas, nacionais e internacionais, o website Portugal Economy Probe disponibiliza gratuitamente toda a informação sobre a economia portuguesa, seu sistema financeiro e empresarial.

O evento juntou os principais líderes políticos, empresariais e sociais dos países do G8 e um grupo alargado de outros países onde se inclui Portugal, que discutiram e partilharam novas formas de financiar a inovação social, aliando o impacto social à disciplina e rigor do setor financeiro.

Entre várias altas individualidades, destaca-se a presença de Sir Ronald Cohen, Fundador e Chairman da APAX Partners e Fundador da Big Society Capital; Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação; David Blood, Fundador da Generation Investment Management e ex-CEO da Goldman Sachs Asset Management e Nick O’Donohoe, Chief Investment Officer na Bill & Melinda Gates Foundation.

O conteúdo Lançado centro de informação sobre economia social aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub