Inovação e Tecnologia

Laboratório virtual do Porto apoia alunos internacionais

Criado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), o laboratório PhysicsLabFarm dá apoio a estudantes de eletrónica de todo o mundo, chegando a ter 1.000 alunos de vários países ligados simultaneamente.
Versão para impressão
Criado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), o laboratório PhysicsLabFarm dá apoio a estudantes de eletrónica de todo o mundo, chegando a ter 1.000 alunos de vários países ligados simultaneamente. A rede europeia a que o laboratório do Porto pertence acaba de ser distinguida com um prémio internacional.

Com uma série de sofisticados instrumentos virtuais, este laboratório permite aos alunos a utilização de equipamentos (virtuais) em horário alargado, sem a presença de um técnico, onde podem aceder acesso a equipamentos dispendiosos, que muitas vezes não estão disponíveis num laboratório tradicional, e que poderiam representar algum risco.

Esta tecnologia é ainda considerada uma vantagem para utilizadores e indivíduos com limitações físicas. O ISEP adianta ainda que o instituto tem apostado fortemente no desenvolvimento desta mesma plataforma, na qual tem vindo a fazer atualizações e investimentos.

Rede a que o laboratório pertence premiada

O processo de criação do laboratório iniciou-se  em 2010, no âmbito do PhysicsLabFarm. O objetivo era o de possibilitar aos alunos a utilização de uma ferramenta que fosse um complemento ao ensino tradicional e funcionasse, ao mesmo tempo, como uma mais-valia para o ensino à distância.

Em comunicado de imprensa enviado aos  Boas Notícias, a Universidade revela que chega a ter 1.000 alunos em simultâneo a acederem à sua plataforma digital.

O PhysicsLabFarm faz parte do consórcio VISIR 'Virtual Instrument Systems in Reality', programa que visa promover a criação de uma rede de laboratórios remotos e virtuais, integrando universidades em já vários países da Europa, como é o caso da Suécia, Áustria, e Espanha. 

Esta associação foi reconhecida internacionalmente, ao receber, em Março, o prémio GOLC Online Laboratory Award 2015, atribuído numa conferência internacional, realizada em Bangkok.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório