Sociedade

“Kits” didáticos informam crianças sobre saúde oral

Um milhão de crianças frequentadoras de bibliotecas escolares vão passar a ter acesso a "kits" didáticos de saúde oral, cujo objetivo é aumentar a qualidade da divulgação e informação existente sobre esta temática entre os mais novos.
Versão para impressão
Um milhão de crianças frequentadoras de bibliotecas escolares vão passar a ter acesso a “kits” didáticos de saúde oral, cujo objetivo é aumentar a qualidade da divulgação e informação existente sobre esta temática entre os mais novos. No total, 2.500 “kits” vão ser distribuídos pelas escolas portuguesas.
 
A oferta destes “kits” insere-se no projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, uma iniciativa do Plano Nacional de Saúde, da Rede de Bibliotecas Escolas e da Direção-Geral da Saúde (DGS), sucedendo ao Plano Nacional de Saúde Oral.
 
De acordo com a nota informativa divulgada pela DGS, os “kits” foram criados para trabalhar a temática da saúde oral “de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis”, pretendendo ser o mote para “o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas no seu universo de influência”.
 
O propósito é, em última instância, “permitir aos alunos abordar diversas unidades ou projetos baseados em saúde oral que podem fornecer contextos intencionais para aprender e praticar a arte da linguagem, da escrita, capacidades matemáticas e criativas”, acrescenta a mesma nota. 
 
Pretende-se, assim, incrementar as parcerias com as escolas e outras instituições, ao mesmo tempo que se fornece aos mais pequenos uma maior informação sobre saúde oral e se consciencializa as famílias para a importância desta área da saúde.
 
A escolha das bibliotecas escolares para distribuição dos “kits” relaciona-se com as suas caraterísticas e capacidade de difusão, que permitirão alcançar um número muito significativo de crianças – um milhão, estima a DGS.
 
O projeto foi apresentado esta quarta-feira, Dia Mundial da Saúde Oral, na escola EB2,3 Santa Maria dos Olivais, em Lisboa. A apresentação contou com a presença da secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário e do secretário de Estado da Saúde.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório