Ciência Em Destaque

“Kids Media Lab”

Prémio internacional de inovação educativa entregue a cientista do UMinho
Versão para impressão
por redação

Maribel Miranda, do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, foi premiada com o galardão internacional “Innovación Educativa con TIC” pelo seu trabalho “Kids Media Lab”, um laboratório móvel que pretende criar novos programas.

O prémio, no valor de 3000 euros, será entregue formalmente em novembro no Chile, no âmbito do congresso anual da Edutec

“Levamos robôs e tablets para jardins-de-infância de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu, no sentido de perceber de que forma as crianças estruturam e desenvolvem o seu raciocínio quando usam as tecnologias e destacar as potencialidades destas no seu processo de aprendizagem”, diz a pós-doutorada do Instituto de Educação da UMinho. O projeto cria espaços de formação e de apoio à inclusão de novas tecnologias na educação pré-escolar, com algumas actividades ligadas à programação e à robótica.

“Os novos dispositivos e recursos tecnológicos podem contribuir para repensar e delinear atividades e conteúdos inovadores capazes de proporcionar experiências gratificantes e formas de brincar que potenciem a imaginação, a criatividade, a reflexão e o pensamento dos mais novos”, defende a aveirense, de 39 anos, que vê neste prémio “o reconhecimento do trabalho desenvolvido e um estímulo importante para continuar”. O passo seguinte é levar os “Kids Media Lab” a outros agrupamentos escolares do país.

Este estudo também irá saber quais são as tecnologias que as crianças usam no dia-a-dia, potenciar o desenvolvimento de competência ligadas à literacia digital e com isto também promover a imaginação e a criatividade, através da representação simbólica associada à programação.

A investigadora tem interagido com grupos de investigação da Tufs University e do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA. Financiado pela fundação para a Ciência e a Tecnologia, o projeto termina em 2019 e tem a supervisão do professor António Osório.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório