Sociedade

Junta lisboeta vai oferecer kit para bebés aos munícipes

A Finlândia serviu de inspiração à nova iniciativa da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, que vai oferecer aos bebés que nasçam na freguesia caixas com bens essenciais. O projeto Caixa do Bebé arranca hoje.
Versão para impressão
A Finlândia serviu de inspiração à iniciativa da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, que vai oferecer aos bebés nascidos na freguesia caixas com bens essenciais que também servem de berço. O projeto Caixa do Bebé arranca hoje.

À semelhança da iniciativa nórdica, que nasceu em 1938, cada caixa de cartão também pode servir de berço e lá dentro encontra-se uma série de bens fundamentais no início de vida: fraldas, roupas, biberões e produtos de higiene.

Ao apoio material a iniciativa também junta serviços na área da educação para a saúde já que no primeiro ano do bebé a autarquia oferece as três primeiras consultas de pediatria. O projeto conta ainda com uma vertente de segurança rodoviária e disponibiliza um banco de cadeirinhas para o carro.

Mother and daughters look at a pack from 1947
Imagem de uma caixa de bebé distribuída nos anos 40 entre as famílias da Finlândia

Na Finlândia esta iniciativa permitiu melhorar a adesão aos cuidados médicos e contribuiu para aumentar a taxa de natalidade, além de ter reduzido significativamente a taxa de mortalidade infantil do país.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub