Desporto

Judo: Telma Monteiro sagra-se campeã da Europa

É a nona medalha para Portugal nestes Jogos Europeus, a terceira de ouro, a que se juntam mais quatro de prata e duas de bronze. Telma Monteiro sagrou-se campeã da Europa de Judo, conquistando o ouro nos Jogos Europeus na categoria de -57Kg.
Versão para impressão
 É a nona medalha para Portugal nestes Jogos Europeus, a terceira de ouro, a que se juntam mais quatro de prata e duas de bronze. Telma Monteiro sagrou-se campeã da Europa de Judo, conquistando o mais alto lugar do pódio nos Jogos Europeus na categoria de -57Kg.

A segunda medalha feminina para Portugal foi conquistada esta quinta-feira, em Baku, por Telma Monteiro. O judo entrou em competição, com o interesse acrescido de se disputarem simultaneamente os Jogos Europeus e o Campeonato da Europa desta modalidade, razão pela qual os melhores judocas europeus se encontram em Baku.

Telma Monteiro fez uma final de campeã frente à 11.ª do mundo, a húngara Hedvig Karakas. Bastou 1 minuto e 49 segundos para a conquista do Ouro.

Depois de um Waza-ari ao fim de um minuto e meio de combate, prosseguiu uma sequência de ataques implacáveis que culminaram num Ippon, menos de trinta segundos depois do Waza-ari. Numa fantástica projeção da húngara, que conseguiu virar-se antes de tocar no chão, seguiu-se uma chave de braço, que garantiu a vitória a Telma Monteiro.

“É uma medalha muito especial, primeiro porque são os primeiros Jogos Europeus, e depois porque ser pentacampeã europeia não podia ter acontecido em melhor momento pois aqui juntavam-se duas competições. É por isso um orgulho conseguir esta conquista para Portugal e uma benção ser a pessoa que o conseguiu. Por isso não posso esquecer todas as pessoas que trabalham comigo e os que aqui estiveram a apoiar-me”, diz Telma num comunicado do Comité Olímpico.

Com esta conquista, Telma Monteiro mantém a liderança do raking mundial -57kg, sendo a melhor judoca portuguesa que o país já teve.  Em 11 presenças nos Europeus de Judo, Telma Monteiro soma assim 11 medalhas: cinco de ouro, uma de prata e cinco de bronze. 

A conquista do ouro da melhor judoca portuguesa conduz Portugal para o 16.º lugar do medalheiro em Baku, com 9 medalhas arrecadadas durante a competição que começou no dia 12 e que verá o seu fim já no próximo dia 28 de Junho.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório