Inovação e Tecnologia

Jovens lusos criam solução inovadora para idosos

Por vezes, basta falhar um comprimido importante, por exemplo para tratar problemas cardíacos, para que o pior aconteça. Com o objetivo de prevenir estas falhas, um grupo de jovens portugueses criou o Onecare Dori, um 'gadget' muito simples de progra
Versão para impressão
Por vezes, basta falhar um comprimido importante, por exemplo para tratar problemas cardíacos, para que o pior aconteça. Com o objetivo de prevenir estas falhas, um grupo de jovens portugueses criou o Onecare Dori, um 'gadget' muito simples de programar que dá alertas de voz na hora de tomar a medicação.
 
Diogo Bhovan, um dos jovens que desenvolveu este equipamento, explica que a sua avó tinha 68 anos quando se esqueceu de tomar um comprimido para o coração. 24 horas depois teve um AVC. É para evitar situações destas, que podem separar a vida da morte, que quatro jovens de Coimbra criaram o OneCare Dori.
 
Perante este problema social, estes jovens, decidiram colocar “mãos à obra” e criar uma solução que conseguisse atuar de forma preventiva. “Fizemos um ‘cocktail de tecnologias’ que permite a utilização simplificada do sistema por parte dos idosos e dos seus cuidadores”, explica a equipa num comunicado enviado ao Boas Notícias. 
 


Os lembretes interativos (que podem ser gravados com a voz do cuidador) são acionados automaticamente no formato de uma chamada de voz personalizada para o telefone fixo ou móvel do idoso enquanto o cuidador recebe as notificações e alertas no smartphone em tempo-real. 
 
O sistema permite ainda “utilizar a rotina diária do idoso (sendo acionado, por exemplo, quando se liga a torradeira) ou o manuseamento da caixa de medicamentos, para desencadear automaticamente os lembretes interativos. Todas estas informações podem ser personalizadas e acompanhadas em tempo-real pelo cuidador através do seu smartphone”.
 
Jovens precisam de 15 mil euros para avançar com projeto
 
O 'equipamento' pode ser programado, pelos cuidadores, com vários alertas que avisam em tempo-real os idosas na hora de tomar o medicamento. O projeto precisa de 15 mil euros para ser comercializado e acaba de lançar uma campanha mundial de crowdfunding para angariar os 15 mil euros necessários.
 
A campanha decorre na plataforma Indiegogo até 6 de julho. “Qualquer pessoa pode apoiar este projeto através da compra antecipada do OneCare Dori a preços exclusivos, ou através de um donativo simbólico (mínimo 1€). Tudo isto pode ser feito em www.dori.pt onde consta a explicação detalhada sobre o produto e funcionamento do mesmo”, sublinha a equipa.
 
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub