Sociedade

Jovens limpam e restauram estátuas de Famalicão

Um grupo de 25 jovens de Famalicão decidiu dar uma "lição de cidadania" e um exemplo "na gestão da coisa pública" e, durante este mês, já limpou e restaurou 15 estátuas e bustos naquela cidade.
Versão para impressão
Um grupo de 25 jovens de Famalicão decidiu dar uma “lição de cidadania” e um exemplo “na gestão da coisa pública” e, durante este mês, já limpou e restaurou 15 estátuas e bustos naquela cidade.
 
A iniciativa decorreu no âmbito do desafio “Famalicão MakeOver”, lançado à Associação Juvenil YUPI pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, cujo objetivo é “levar os jovens a assimilar a importância e significado deste património municipal”, de acordo com o vice-presidente da autarquia, Paulo Cunha, que falou à Lusa sobre a ação. 
 
A ação de limpeza, que decorre até ao final de Julho, saldou-se, até agora, na limpeza e restauração de 15 estátuas e bustos realizada por jovens com idades entre os 12 e os 25 anos que foram apoiados por técnicos camarários.
Segundo Paulo Cunha, a lição dada pelo grupo deve ser assimilada e transmitida, visto que “chamou a atenção para a importância de cada um tomar o património público como seu e cuidar dele”.
 
Catarina Marques, coordenadora da YUPI, contou à Lusa que o desafio lançado pela Câmara se destinava, inicialmente, à intervenção em apenas oito estátuas, “mas os trabalhos acabarma por ser alargados a mais património.
 
A responsável corroborou a posição do autarca e salientou também que a importância deste projeto “vai além do trabalho em si, pois foi um ato de defesa do património”, efetuado em regime de voluntariado “no espírito de serviço comunitário e ocupação de tempos livres”.
 
Até ao final do mês, a associação espera conseguir limpar e restaurar “pelo menos mais três” estátuas. “Estas são maiores e vão exigir mais trabalho, daí terem ficado para o fim”, concluiu Catarina Marques.

O grupo de jovens realiza a conservação de estátuas da parte da manhã e durante a tarde a YUPI proporciona-lhes um conjunto de atividades, tais como workshops de culinária e cocktails de fruta, hip-hop, olaria, ioga, expressão dramática, máscaras de gesso, reiki e ainda piscina e praia, além de visitas a diferentes locais.
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub