Ambiente

Jovens gorilas desmantelam armadillha de caçadores

Dois jovens gorilas da montanha impressionaram os cientistas com o seu engenho ao desmantelarem uma armadilha construída por caçadores para apanhar outros animais na floresta onde vivem, no Ruanda, depois de um dos ter sido vítima do esquema.
Versão para impressão
Dois jovens gorilas da montanha impressionaram os cientistas com o seu engenho ao desmantelarem uma armadilha construída por caçadores para apanhar outros animais na floresta onde vivem, no Ruanda, depois de um dos membros da sua espécie ter sido vítima do esquema.
 
“Esta foi a primeira vez que vimos gorilas jovens a fazer algo assim. Não tenho conhecimento de quaisquer outros casos no mundo destes animais a desmantelarem armadilhas”, disse ao National Geographic a especialista Veronica Vecellio, do Dian Fossey Gorilla Fund, o maior centro de dados e observação de gorilas selvagens.
 
As armadilhas em questão são montadas por caçadores no Parque Nacional do Ruanda para capturar antílopes, entre outras espécies, mas, acidentalmente, os gorilas são, muitas vezes, apanhados. Embora os adultos sejam normalmente fortes o suficiente para se libertar, o mesmo não acontece com os jovens.
 
Esta terça-feira, John Ndayambaje, um dos responsáveis do Centro de Investigação de Karisoke, parte integrante do Dian Fossey Gorilla Fund, cujos elementos costumam fazer o rastreio das armadilhas na floresta, preparava-se para desmantelar mais uma quando foi surpreendido pelo rugido de um gorila, que parecia dizer-lhe para se afastar.
 
Seguidamente, dois jovens – o macho Rwema e a fêmea Dukore -, ambos com cerca de quatro anos de idade, correram em direção à armadilha. Enquanto um deles saltava sobre o galho de árvore para o partir, o outro libertou o laço e, trabalhando em equipa, os dois conseguiram desmantelá-la com sucesso, proeza que repetiram logo de seguida noutro local próximo.
 
De acordo com Vecellio, esta não será a primeira vez que os animais se unem para levar a cabo esta tarefa. “Eles estavam muito confiantes”, afirmou, acrescentando que “eles viram o que tinham que fazer, fizeram-no e depois foram-se embora”, o que leva a equipa a acreditar que os jovens gorilas já terão ludibriado os caçadores noutras ocasiões. 
 
Os especialistas do centro consideram que os gorilas podem ter aprendido a desmantelar as armadilhas ao observar a forma como os membros do Dian Fossey Gorilla Fund o fazem regularmente. 
 
No entanto, apesar de julgarem que “seria ótimo se mais elementos da espécie conseguissem fazê-lo”, sublinham que ensiná-los está fora de questão, já que a equipa tenta ao máximo não interferir no curso natural das suas vidas e no seu comportamento.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório