Sociedade

Jovens entregam produtos biológicos ao domicílio

Os jovens agricultores João Boavida e Mónica Lopes dinamizam, em Castelo Branco, um projeto inovador: a entrega de biocabazes ao domicílio, ou seja, produtos hortícolas cultivados em regime biológico e com técnicas inovadoras que garantem a sustentab
Versão para impressão
Os jovens agricultores João Boavida e Mónica Lopes dinamizam, em Castelo Branco, um projeto inovador: a entrega de biocabazes ao domicílio, ou seja, produtos hortícolas cultivados em regime biológico e com técnicas inovadoras que garantem a sustentabilidade da prática.

Os cabazes são entregues em Castelo Branco, no Fundão e na Covilhã, mas também em Lisboa. O cliente pode optar por uma remessa de 5 quilos ou 7,5 quilos, composta por produtos da época. Os preços variam entre os 15 e os 30 euros, IVA incluído.

É na Quinta das Inguias, situada na encosta da Serra da Gardunha, que os licenciados em Recursos Naturais e Agricultura desenvolvem as suas técnicas e soluções práticas de cultivo para a criação de ambientes ecológicos, com o apoio do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.

“Dá mais trabalho no sentido em que não gera a mesma produção e não é tão fácil combater pragas e infestantes como na agricultura tradicional. No entanto, existem técnicas, como moldes da palha com jornais para manter a humidade e evitar o crescimento de ervas daninhas e a sinergia entre várias plantas, de maneira a potenciar a produção”, conta João Boavida, em entrevista à RTP.

Os consumidores parecem satisfeitos e garantem que os biocabazes compensam: “[Os produtos biológicos] têm uma qualidade completamente diferente daquela que se pode adquirir no hipermercado – se bem que aí também já se podem adquirir este tipo de legumes, mas com um preço mais elevado”, diz Paula Antunes, uma das clientes do inovador serviço.

Com a expansão do projeto, João Boavida e Mónica Lopes esperam que a Quinta das Inguias venha a assumir uma vertente mais pedagógica, com a realização de workshops e visitas de estudo para divulgar a agricultura biológica.

Saiba mais em www.naturalmente.com.pt.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório